Letramento na maturidade #115

Coordenador:
Mariana Leonesy da S. Barreto
Data Cadastro:
25-07-2023 09:05:27
Vice Coordenador:
-
Modalidade:
Presencial
Cadastrante:
Mariana Leonesy da S. Barreto
Tipo de Atividade:
Projeto
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
25/07/2023 - 25/07/2028
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Departamento de Educação,

Resolução Consepe 78/2019
Processo SEI Bahia 00000000000000000000
Situação Ativo
Equipe 5

O presente projeto tem o objetivo de promover – a partir de atividades lúdico pedagógicas – a interação entre estudantes de licenciatura com a população idosa. A atividade visa contribuir com a formação discente na medida em que sensibiliza os futuros professores para o desenvolvimento de trabalhos voltados para a população idosa. Além disso, contribui para a aquisição de competências e habilidades de comunicação liderança entre os estudantes de licenciatura, e promove a interação entre pessoas de diferentes gerações. Por fim, o presente projeto de extensão tem o objetivo de promover momentos lúdicos com os idosos de modo a contribuir para o despertar de narrativas e o compartilhamento de histórias de vida, o que contribui para o bem-estar físico e emocional da população idosa. Para esse projeto de extensão serão realizadas pesquisa– ação e por meio de oficinas desenvolvidas semestralmente os estudantes de licenciatura irão promover momentos de interação e de ludicidade com a população idosa. Como resultados espera-se contribuir para a formação discente, ao mesmo tempo que, pretende incentivar momentos de narrativas entre os idosos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida para a população idosa, ao mesmo tempo que contribui com o processo formativo de futuros professores.
Ao longo da nossa trajetória de vida nós vivenciamos momentos importantes, conhecemos pessoas que fizeram parte das nossas vidas, colecionamos momentos, viagens, cartas que recebemos e histórias sobre os laços afetivos que se estabeleceram e aqueles também que foram rompidos. A história de vida de cada pessoa em desenvolvimento é sempre rica em detalhes, cheia de cheiros, sabores e acontecimentos. Cada momento importante é lembrado e guardado em nossa memória, outras vezes, histórias são esquecidas, mas é sempre importante criar espaços de interação por meio dos quais as lembranças podem vir à tona e ser compartilhadas as diferentes experiências. Por acreditar na importância em se descobrir o universo de sabedorias que a vida reserva para cada um e por considerar a importância no resgate das memórias de pessoas da terceira idade, este projeto tem como objetivo viabilizar a partir atividades lúdicas e pedagógicas momentos de interação entre estudantes de licenciatura e a população idosa com o objetivo de promover as narrativas por meio do qual as pessoas idosas possam contar as suas histórias de vida. Tal atividade é importante especialmente se considerar que os idosos têm expandido e demandado serviços específicos à sociedade. De acordo com Massi et al.(2015, p2065): O envelhecimento populacional está ocorrendo de forma acelerada em todo o mundo e o Brasil vem acompanhando essa tendência mundial. As políticas públicas brasileiras reconhecem que o crescimento da longevidade humana gera uma série de demandas para que seja oportunizado a toda população um envelhecimento com qualidade de vida e autonomia. A inclusão de idosos em diferentes contextos e instituições sociais é sinalizada por diversos pesquisadores especialmente no que se refere a saúde pública. É importante ressaltar que se considera a saúde não apenas a ausência de doença, mas sobretudo, a promoção de qualidade de vida. Assim, considera saúde atividades de lazer, educação e bem-estar físico e psíquico, sendo, portanto, o contexto educacional e a interação social importantes aspectos que contribuem para a promoção de saúde pública. Para a promoção de políticas públicas voltadas para a população idosa, o lugar da linguagem na convivência e integração social é fundamental e variadas pesquisas têm demonstrado a relevância do trabalho com o letramento e idosos (MASSI et al., 2010; TORQUATO et al., 2011; SOUZA FILHO, 2012; SOUZA FILHO et al., 2014; MASSI et al., 2015; SILVA et al., 2018). a interação social e o acesso à educação e à saúde dependem de processos interlocutivos que se efetivam a partir das diferentes modalidades de linguagem. Nesse sentido, as condições de leitura e de escrita, vivenciadas pelos sujeitos, assumem papel decisivo em seus processos de envelhecimento, sobretudo ao ser considerado o fato de a sociedade atual pautar-se em atividades que envolvem diferentes níveis de letramento (MASSI et al., 2010, p59). O trabalho com as linguagens é essencial para o processo de desenvolvimento da pessoa idosa. É importante destacar que não trata-se exclusivamente da linguagem escrita, mas ao invés disso, o trabalho com narrativas, memórias, recordações, lembranças de cantigas, rimadas e tradições orais. Atuar com narrativas contribui para que a pessoa idosa recorde e reviva os momentos importantes experienciados em sua vida, é possível sentir o cheiro da infância, recontar as cartas recebidas pelos namorados ou namoradas e reviver momentos importantes vivenciados. Tal realidade contribui para a melhoria da qualidade de vida e a promoção do bem estar, uma vez que recordar é viver novamente. (MEDEIROS, 2012; MORAIS et al., 2016) Com o desenvolvimento deste trabalho pretende-se promover um processo de educação intercultural que contemple diversas culturas e diferentes gerações, como os jovens licenciandos e os idosos. Fatores como a interação social, a ação/reflexão, a percepção, a memória, a representação social e cultural de si e do outro serão trabalhados. Segundo Kamii (1990), Piaget (1998), Freire (1997) a finalidade da educação é a autonomia, não como uma dimensão abstrata, mas como uma utopia enraizada na construção de valores e trocas de pontos de vista. Cabe a escola não impor um saber hegemônico, mas fornecer ferramentas do conhecimento que possibilitem a auto-organização do sujeito no mundo. Nesse sentido, o letramento, as linguagens se tornam eixo do processo de ensino/aprendizagem e serão trabalhados a partir deste projeto a partir do resgate de narrativas dos idosos
Para a metodologia deste serão realizados momentos de interação entre estudantes de licenciatura que cursam o componente curricular psicologia e educação ou disciplinas de caráter teórico e prático. Os estudantes promoverão oficinas semestrais direcionadas para a população idosa. As oficinas planejadas ocorrerão – de modo continuado – semestralmente. Em cada semestre, serão realizadas oficinas com, aproximadamente, 3 a 5 encontros, sendo que cada encontro terá duas horas de duração. Para as oficinas, serão realizadas atividades lúdicas e pedagógicas que contarão com materiais como papel, cartas, fotos, revistas e etc. os encontros serão registrados por meio de um diário de campo e, posteriormente, serão realizados os relatórios de pesquisa no final de cada semestre.
Criar espaços para o compartilhamento de narrativas entre idosos e estudantes de licenciatura por meio de oficinas que promovam atividades lúdicas e pedagógicas.
1) Resgatar a historicidade dos idosos por meio de narrativas. 2) Compartilhar momentos e recordações vivenciadas pela pessoa idosa. 3) Promover a interação entre indivíduos de diferentes gerações.
O presente projeto justifica-se, pois a população idosa vivencia momentos de perdas físicas e psicológicas ocasionadas pelo próprio processo de envelhecimento. É comum às pessoas da terceira idade, por exemplo, vivenciar a perda de um ente querido, ou de um familiar e até mesmo de um amor. Tais perdas recorrentes e a vivência do luto contribui para que a população idosa seja vulnerável aos sentimentos de isolamento e de depressão. Tal realidade demonstra a importância em se trabalhar na criação de redes de apoio que sejam capazes de contribuir para o ambiente de interação social do idoso promovendo uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Assim, o presente projeto busca criar um espaço de interação por meio do qual estudantes de licenciatura interajam com a população idosa de modo a contribuir para um espaço de narrativas. Neste espaço simbólico, serão realizadas trocas e um ambiente de interação social capaz de resgatar memórias, lembranças e recordações à população idosa, ao mesmo tempo que, capacita os jovens estudantes a lidar com o público da terceira idade. A criação de grupos de convivência com os idosos por meio de oficinas contribui ainda para reduzir o preconceito ao etarismo por estudantes de graduação, ao mesmo tempo que contribui para que os idosos compartilhem as suas experiências, histórias de vida, o que , consequentemente, promove um bem estar físico e psicológico. Pretende-se, portanto com este projeto, reduzir o sentimento de solidão muitas vezes compartilhado por pessoas idosas, ao mesmo tempo que, visa contribuir para a formação do estudante que nem sempre reflete que a população idosa pode ser também um público alvo onde ele poderá atuar como futuro docente.

Histórico de movimentação
25-07-2023 09:05:27

Criação da proposta

22-08-2023 09:55:58

Parecer da Câmara de Extensão

Resolução Consepe - Coordenadora Lilian Miranda Bastos Pacheco
29-07-2023 10:43:30

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
22-08-2023 09:55:58

Aprovado

Resolução Consepe - Coordenadora Lilian Miranda Bastos Pacheco
22-08-2023 09:56:41

Ativo

Resolução Consepe
v1.4.12
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