A INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA TRANSVERSALIDADE E DA INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS COM VISTAS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 #118

Coordenador:
Erica Maria Granjeiro
Data Cadastro:
31-07-2023 15:54:11
Vice Coordenador:
Raquel Guimarães Benevides
Modalidade:
Híbrido
Cadastrante:
Erica Maria Granjeiro
Tipo de Atividade:
Projeto
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
01/03/2023 - 01/12/2023
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Departamento de Ciências Biológicas,

Resolução Consepe 124/2021
Processo SEI Bahia 07133442021002130976
Situação Ativo
Equipe 5

O curso EAD intitulado “Ensino de Ciências para a Promoção de Saúde na Escola Básica” foi idealizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Biologia (NUPEECBio) do Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO) da Universidade Estadual de Feira de Santana em parceria com a coordenação do subprojeto 1 do Programa Novos Talentos CAPES UEFS (CONSEPE 103/2012) na perspectiva do poder transformador da Educação e de que, a Ciência é parte essencial no enfrentamento da Pandemia do Novo Coronavirus. O curso terá como base o curso presencial (80 horas) direcionado para Professores da Educação Básica vinculado à Proex (Programa Novos Talentos, CONSEPE 103/2012), cujos resultados foram publicados no Capítulo de Livro Granjeiro e cols. Publicado no ebook Educação no Século XXI - Volume 38 Meio Ambiente. 1ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 38, Capítulo 11, p. 98-105. Nesse contexto, a presente proposta tem como foco o ensino interdisciplinar e interprofissional, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e vislumbra o aprimoramento e a atualização da prática docente, como foco na formação de professores que possam atuar como facilitadores no processo de ensino/aprendizagem, e não apenas como transmissores de informações. O objetivo geral deste curso de educação à distância é promover um espaço de aprendizagem (Comunidade de Aprendizagem) que possibilite o desenvolvimento de ações didáticas inovadoras com foco na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica desenvolvidas a partir da articulação entre professores pesquisadores vinculados ao NUPEECBio de diferentes departamentos e Professores da Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II (sexto ao nono ano) de Escolas Públicas do Ensino Básico da cidade de Feira de Santana, estado da Bahia e alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS. O curso será realizado em 8 semanas, subdividido em 16 encontros, sendo 2 encontros semanais virtuais de 2 horas cada, totalizando 32 horas. As atividades extraclasses, representadas por leituras e apresentação de artigos científico, estudos dirigidos, totalizarão 24 horas. O trabalho de conclusão do curso será a confecção de material didático-pedagógico que deverá ser utilizado em sala de aula pelos professores. Esta atividade será orientada pelos professores do NUPEECBio num total de 24 horas. A carga horária total do curso será de 80 horas em 4 módulos, ministrado por professores pesquisadores do NUPEECBio e contará com o apoio de alunos matriculados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS que atuarão como monitores do curso EAD. Espera-se com a conclusão do curso promover a formação de agentes multiplicadores de saúde nas escolas, por meio da interação entre a saúde humana e a saúde ambiental além de estimular a produção de novas ferramentas de ensino com o objetivo de construir o conhecimento com criatividade e motivação, com foco em estudos e iniciativas de prevenção as doenças prevalentes em nosso meio e ao combate a COVID-19, bem como fatores de risco, doenças e comorbidades associadas ou não à pandemia. O curso será oferecido para professores da Educação Básica vinculados às escolas parceiras do Programa Novos Talentos vinculados à Proex (CONESPE 103/2012), bem como professores de diferentes escolas básicas convidadas por meio do diálogo entre a SEC e UEFS. Vale ressaltar que o curso EAD, por meio da articulação do NUPEECBio, contará com a colaboração dos Departamentos de Ciências Biológicas (DCBIO) e Ciências Exatas (DEXA), os quais têm colaborado desde o ano de 2015, com o desenvolvimento de jogos e plataformas digitais com foco na formação inicial e continuada de professores das Escolas, bem como a melhoria do Ensino de Ciências e Biologia nas escolas, conforme descrito nos diferentes trabalhos publicados pela equipe (Sarinho et al., 2018; Borges et al., 2016). Ademais a equipe do NUPEECBio têm trabalhado ativamente nesta área com diversos trabalhos publicados em revistas indexadas internacionais e nacionais (Granjeiro 2019a, 2019b; Mello-Carpes, Granjeiro e cols., 2016; Granjeiro, 2016). Finalmente, destacamos a aprovação do Projeto financiado pela FAPESB (Edital 004/2018, PES 0008/2018) “A ciência reduzindo as desigualdades através da integração universidade escolas”, cujos parte dos dados inéditos serão submetidos para publicação em revista indexada (Santos e cols. 2021).
A escola é um espaço privilegiado, pois congrega, por um período significativo, crianças e adolescentes em uma etapa crítica de crescimento e desenvolvimento, sendo um lugar estratégico para a promoção em saúde. Além do mais, a escola é um lugar multiplicador de informações, pois as informações adquiridas pelos alunos são levadas adiante, o que favorece alcançarmos uma população mais saudável. Para isso, entretanto, faz-se necessário que o educador seja um facilitador das descobertas e reflexões dos sujeitos sobre a realidade, visto que a ciências tem mostrado que a emoção facilita o aprendizado; neste ponto de vista, o educador muitas vezes necessita pensar em diferentes métodos para que o aluno fique realmente interessado e curioso para aprender. As series finais do ensino fundamental são constituídas, normalmente, por adolescentes que possuem um amplo acesso a informações, por meio da internet, estas são ricas em recursos tecnológicos atrativos, inovadores e motivadores, que são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, a educação formal não tem acompanhado essa nova vertente da educação, e nesse contexto, a construção de um ambiente de aprendizagem adequado e qualificado é um grande desafio para as instituições de ensino. Nessa problemática se insere o ensino de ciências que também vem sendo questionado, pois muitos consideram uma disciplina difícil e teórica e muitos alunos não se adaptam a metodologia de ensino. Desse modo, fazendo uma ligação com o fracasso escolar, o ensino de ciências não foge dessa inserção pela sua prática pedagógica de ensino ocasionando assim um baixo rendimento escolar (GURGEL et al., 2014; REZENDE et al., 2013). Neste contexto, as metodologias ativas são consideradas estratégias úteis de aprendizado, pois favorecem a autonomia do aluno, despertando a curiosidade e estimulando as tomadas de decisões, que são essenciais na prática profissional e no convívio social (BERBEL, 2011; BORGES; ALENCAR, 2014; BORGES et al., 2016). Há A educação como parte fundamental das atividades humanas é essencial como promotora de ações, atitudes e possibilidades que desenvolvam uma compreensão integradora dos espaços e comunidades escolares como ambientes saudáveis e promotores de conhecimentos objetivos sobre a saúde humana e suas relações com as condições ambientais. Assim, em consonância com a resolução CNE/CP nº 2/12 (BRASIL, 2012), que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, serão estimulados no presente projeto o desenvolvimento de ações que ofereçam à comunidade escolar através de seus professores de Ciências a construção de conhecimento para a melhoria da qualidade de vida desta geração e das gerações futuras. Por meio da oferta de um curso EAD com a temática “ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA BÁSICA” tendo como público alvo professores de Ciências do Ensino Fundamental II, vislumbramos que haverá uma aquisição dos conhecimentos significativa para que os mesmos se sintam motivados a usarem métodos inovadores de ensino e que os conhecimentos de saúde adquiridos durante a execução do curso sejam levados adiante, sendo estes os principais intuitos do projeto. Neste contexto, por meio da integração de novas tecnologias de ensino, serão abordados diversos conteúdos (do micro ao macro) envolvidos no Ensino de ciências nas escolas, incluindo a Microbiologia, a Parasitologia, a Bioquímica, a Genética, a Anatomia, Fisiologia Humana, a Saúde Ambiental, entre outros. Será priorizada a criação de novas ferramentas de ensino com o objetivo de construir o conhecimento com criatividade e motivação, com foco em estudos e iniciativas de prevenção e combate a COVID-19, bem como fatores de risco, doenças e comorbidades associadas ou não à pandemia.
O curso EAD tem como base cursos presenciais realizados anteriormente pelos membros do NUPEECBio da UEFS. Pretende-se, a partir da realização deste curso dar continuidade e ampliar o curso EAD para alunos bem, como para membros da comunidade, com foco na formação de agentes multiplicadores em educação em saúde na perspectiva da saúde integral/global. O diálogo entre Universidade e Escolas parceiras se dará de forma similar ao Curso realizado anteriormente pela equipe proponente (Granjeiro e cols. 2019, ebook Educação do SEC XXI), bem como experiências exitosas da equipe proponente no Subprojeto PIBID Biologia (Edital 061/2013), juntamente com as Pró-Reitorias de Ensino e Extensão da UEFS e Secretaria de Educação do município de Feira de Santana e estado da Bahia. Nesse contexto, a seleção dos professores será realizada nas escolas básicas a partir de carta convite encaminhada pela equipe proponente a direção da escola. Similar ao curso anterior do Programa Novos Talentos PROEX (CONSEPE 103/2012), delimitou-se o número de doze professores com a finalidade de proporcionar uma atenção individualizada aos docentes, sempre na perspectiva da produção de material didático com a orientação dos professores do NUPECCBio. A perspectiva é de que os professores participantes atuem como multiplicadores nas respectivas escolas, alcançando um maior número de beneficiados. O curso ocorrerá com o apoio da Pró-reitoria de Graduação da UEFS e da Secretaria de Educação do Estado. O curso será realizado em 8 semanas, subdividido em 16 encontros, sendo 2 encontros semanais virtuais de 2 horas cada, totalizando 32 horas. As atividades extraclasses, representadas por leituras e apresentação de artigos científico, estudos dirigidos, totalizarão 24 horas. O trabalho de conclusão do curso será a confecção de material didático-pedagógico que devera ser utilizado em sala de aula pelos professores. Esta atividade será orientada pelos professores do NUPEECBio num total de 24 horas. A carga horária do curso será de 80 horas em 4 módulos: MÓDULO 1 - Tecnologias e Metodologias Inovadoras de Ensino Professor responsáveis: Érica Granjeiro, Rogério Santos e Victor Sarinho Objetivos do Módulo: Com base em estudos da Neurociência serão abordados mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem do cérebro humano, na perspectiva de personalizar o ensino e atender às demandas dos estudantes. Ademais, no presente Módulo serão apresentadas novas tecnologias e metodologias ativas de ensino para estimular os Professores a diversificarem e inovarem suas práticas pedagógicas em sala de aula. MÓDULO 2 - Microbiologia Professor responsáveis: Cláudio Amorim, Elinalva Paulo, Hélio Kamida e Raquel Benevides Objetivos do Módulo: Estimular os professores da Educação Básica a utilizarem metodologias inovadoras no ensino de conteúdos da área de Ciências da Natureza (microbiologia), baseadas em experiências do conhecimento científico. O módulo de microbiologia propõe abordar os conteúdos de forma dinâmica e interativa nas classes virtuais, atualizando os assuntos teóricos quanto a diferenciação dos diferentes tipos de agentes microbianos e das interações que eles exercem no ecossistema, bem como no conhecimento dos processos biotecnológicos e métodos de controle de crescimento destes agentes, proporcionando com isso, habilitar os professores a refletir sobre as formas mais criativas e desafiadoras, para que os seus alunos venham a ter uma melhor assimilação de conteúdos, tornando-os capazes de perceber que tais conhecimentos poderão ser visualizados e aplicados em suas rotinas diárias. MÓDULO 3 - Parasitologia Humana e Saúde Ambiental Professor responsáveis: Silvane Santos, Simone Oliveira Objetivos do Módulo: Contribuir para a formação de professores de Ciências da Educação Básica, apresentando metodologias inovadoras e participativas capazes de diversificar o processo de ensino-aprendizagem e consolidar os conhecimentos a serem transmitidos sobre os principais parasitos (protozoários e helmintos) causadores de doenças humanas e vetores transmissores de doenças, na perspectiva da interação hospedeiro-parasito-meio ambiente. MÓDULO 4 - Corpo Humano e Saúde em tempos de COVID-19 Professores responsáveis: Gesline Fernandes de Almeida, Juliana Nascimento Andrade, Rejane Nunes Lopes de Oliveira e Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni Objetivos do Módulo: Promover integralização de ferramentas digitais de práticas docentes para professores de 8o ano do Ensino Fundamental II utilizando como temática o corpo humano e a saúde. Assim, de forma integralizada todos os sistemas anatomofisiológicos serão abordados para promoção da saúde em tempos de distanciamento social e acesso remoto durante a pandemia Covid-19. Materiais que serão utilizados: • Vídeo Aulas explicativas sobre o uso das ferramentas virtuais selecionadas, chats, sala de aula virtual • Aula power point nas classes virtuais; • Criação de grupo em ferramentas de rede social (Google class room, Google Meet, Hangout, WhatsApp) para interação e discussão das temáticas pelos participantes com a equipe de professores); • Encaminhamento de artigos científicos para complementação da informação; • Construção de material didático; • Apostila com os conteúdos ministrados durante o módulo; • Narrativas a serem produzidas pelos professores como exposição de conhecimentos prévios acerca dos conteúdos apresentados; • Mapas mentais ou conceituais como culminância do primeiro momento; • Cartilha online a ser preparada como culminância do curso e disponibilizada na plataforma UEFS no link da NUPPECBIO; • Disponibilização de sites interessantes acerca da dinâmica interconteúdista e da tratativa do tema;
O objetivo geral deste projeto é promover a integração entre Universidades e Escolas, integrando a e equipe do NUPEECBio UEFS, bem como monitores, estudantes de graduação da Instituição, com professores e estudantes das Escolas, por meio de oficinas e cursos para desenvolver ações didáticas inovadoras com foco na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica desenvolvidas a partir da articulação entre professores pesquisadores vinculados ao NUPEECBio e Professores da Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II (sexto ao nono ano) de Escolas Públicas do Ensino Básico da cidade de Feira de Santana, estado da Bahia e alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS, que tem trabalhado já previamente como monitores do NUPEECBio. Essa atividade será ofertada inserida no período extraordinário proposto pela instituição durante a pandemia de COVID-19.
Apresentar aos professores da Educação Básica e alunos curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS ferramentas virtuais (sites, jogos, aplicativos ou outras ferramentas virtuais) que possam ser usadas/adaptadas no Ensino de Ciências; Integrar novas tecnologias de ensino na abordagem do micro ao macro, envolvidos no ensino de ciências nas escolas, incluindo a Microbiologia, a Parasitologia, a Bioquímica, a Genética, a Anatomia, Fisiologia Humana, Sexualidade e Saúde Ambiental; Promover a formação de agentes multiplicadores de saúde nas escolas, por meio da interação entre a saúde humana e a saúde ambiental; Estimular a produção de novas ferramentas de ensino com o objetivo de construir o conhecimento com criatividade e motivação, com foco em estudos e iniciativas de prevenção as doenças prevalentes em nosso meio e ao combate a COVID-19, bem como fatores de risco, doenças e comorbidades associadas ou não à pandemia.
O curso EAD intitulado “Ensino de Ciências para a Promoção de Saúde na Escola Básica” foi idealizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Biologia (NUPEECBio) do Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO) da Universidade Estadual de Feira de Santana na perspectiva do poder transformador da Educação e de que, a Ciência é parte essencial no enfrentamento da Pandemia do Novo Coronavirus. O curso terá como foco o ensino interdisciplinar e interprofissional, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e vislumbra o aprimoramento e a atualização da prática docente, como foco na formação de professores que possam atuar como facilitadores no processo de ensino/aprendizagem, e não apenas como transmissores de informações. Este curso teve como base o Curso de formação de professores e alunos, realizado na UEFS a partir do Programa Novos Talentos CAPES UEFS (Edital CAPES/UEFS 055/2012/ CONSEPE UEFS 103/2012), Desta forma, o curso terá como foco a formação inicial e continuada de Professores da Escola Básica, tendo como base experiências prévias exitosas da equipe proponente, cujos dados foram publicados no Capítulo de Livro intitulado " Cursos de formação continuada com foco na fisiologia humana e na saúde ambiental: Uma proposta inovadora para a inserção de novas abordagens didáticas na educação básica " publicado no ebook Educação no Século XXI - Volume 38 – Meio Ambiente/ Organização:Editora Poisson Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019.

Histórico de movimentação
31-07-2023 15:54:11

Criação da proposta

22-08-2023 10:33:24

Parecer da Câmara de Extensão

Homologado Proex
31-07-2023 17:07:06

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
22-08-2023 10:33:24

Aprovado

Homologado Proex
22-08-2023 10:33:48

Ativo

Homologado Proex
v1.4.12
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