Conheça A Flora De Lençóis - Cursos De Capacitação De Professores E Guias Do Município De Lençóis E Coleção De Referência Da Flora Da Chapada Diamantina, No Campus Avançado Da UEFS/Lençóis, Bahia #133
- Coordenador:
- LIA D AFONSÊCA PEDREIRA DE MIRANDA
- Data Cadastro:
- 21-08-2023 17:26:11
- Vice Coordenador:
- -
- Modalidade:
- Presencial
- Cadastrante:
- LIGIA SILVEIRA FUNCH
- Tipo de Atividade:
- Programa
- Pró-Reitoria:
- PROEX
- Período de Realização:
- Indeterminado
- Interinstitucional:
- Não
- Unidade(s):
- Departamento de Ciências Biológicas,
Resolução Consepe
52/2008
Processo SEI Bahia
Situação
Ativo
Equipe
10
O programa Conheça a Flora de Lençóis será subsidiado por diversas abordagens: cursos de capacitação, coleção herborizada e banco de imagens da flora regional, estudos de etnobotânica e germinação de espécies nativas, e elaboração de produtos de divulgação (cartilha, informativo turístico e livro) sobre as áreas estudadas. Serão oferecidos dois cursos de capacitação sobre a flora da Chapada Diamantina, o primeiro direcionado aos professores da rede pública de ensino e o segundo para condutores de visitantes do Município de Lençóis. Durante as atividades de campo com os alunos (professores e condutores de visitantes) serão realizadas coletas de material botânico para identificação e herborização permitindo a formação de uma Coleção de Referência da Flora da Chapada Diamantina, no Campus Avançado da UEFS/Lençóis, que irá atender à comunidade local e o público visitante que anseia conhecer a flora da Chapada Diamantina. Como uma forma de complementar o conhecimento da flora regional e favorecer a sua conservação, os alunos (professores e condutores de visitantes) serão iniciados no estudo da etnobotânica e da germinação de espécies nativas, visando despertar o interesse para a utilização das plantas nativas e para a produção de mudas dessas espécies. Esta atividade visa suprir a escassez de informações sobre o conhecimento tradicional e a germinação de plantas nativas da região, testar metodologias e estabelecer protocolos de germinação destas espécies. Durante todas as atividades de campo e laboratório, serão feitas fotografias das espécies estudadas com finalidade de iniciar um banco de imagens da flora da Chapada Diamantina, no Campus Avançado da UEFS / Lençóis. Como conseqüência dos cursos de capacitação serão elaborados cartilha ilustrada e informativo turístico, com a participação de professores e condutores de visitantes, respectivamente, sobre as áreas do município estudadas durante o projeto e um livro de divulgação sobre o Parque Municipal da Muritiba, Lençóis. Deste modo, o projeto Conheça a Flora de Lençóis através de suas diversas abordagens tem por objetivo divulgar o conhecimento sobre a flora da Chapada Diamantina e assim contribuir para a sua conservação.
A Chapada Diamantina é uma região apresentada como extremamente desconhecida pelo Ministério de Meio Ambiente e prioritária para investigação científica (MMA, 2002). Está inserida no contexto do bioma Caatinga, sendo considerada atualmente uma das oito ecorregiões que o constitui (Velloso et al., 2002). Na região de Lençóis, os diversos tipos de vegetação estão associados com as características fisiográficas. O mosaico de vegetação inclui florestas, campos rupestres e cerrados. Diversos projetos na área de botânica têm sido desenvolvidos na região especialmente estudos florísticos nos campos rupestres de Mucugê (Harley & Simmons 1986) e em Lençóis/Palmeiras (Guedes & Orge 1997). A partir de meados da década de noventa, ampliaram-se os estudos florísticos com abordagens em florestas (Funch 1997, Funch et al. 2002, 2005, Stradmann 1997, 2001, Antunes Filho 2002), cerrados (Grillo 2000, Harley et al. 2005), todos localizados no município de Lençóis. Depois, o projeto Chapada Diamantina: Biodiversidade e Conservação resultou num amplo panorama sobre a fauna e flora regional (Junca et al. 2005), com vários desdobramentos, entre eles o projeto Chapada Diamantina: Biodiversidade Monitoramento da vegetação do Parque Nacional da Chapada Diamantina (FAPESB/CNPq), que realizou estudos de florística, estrutura, fenologia, polinização, dispersão e conservação na área do Parque Nacional, ou seja, na Serra do Sincorá (Funch 2006, Funch & Harley 2007, Couto 2007, Miranda 2007, Fonseca 2008) e implantou o Laboratório de Apoio à Pesquisa Botânica, no Campus Avançado da UEFS, em Lençóis. Esses projetos geraram um corpo de conhecimentos sobre a flora e a vegetação da Chapada Diamantina, especialmente sobre determinadas áreas como Lençóis, Palmeiras e Mucugê, que seguramente pode auxiliar no desenvolvimento e conservação da região, estando disponíveis publicações de ampla divulgação como o ensaio sobre Plantas Úteis da Chapada Diamantina (Funch et al. 2004), os resultados do projeto Chapada Diamantina: Biodiversidade e Conservação (Junca et al. 2005) e, mais recentemente, a coletânea sobre a história natural, ambiente físico, flora, fauna e conservação da Serra do Sincorá - Parque Nacional da Chapada Diamantina (Funch et al. 2008).
1. Curso sobre a flora regional: Serão oferecidos cursos de capacitação sobre a flora da Chapada Diamantina, o direcionados aos professores, e estudantes da rede pública de ensino e para condutores de visitantes do Município de Lençóis. Para tanto, serão realizados módulos de aulas com duração de três dias (20 horas), mensalmente, de agosto-dezembro de 2008, para os professores, e de janeiro-maio de 2009, para condutores de visitantes, ambos com carga horária total de 100 horas. Cada módulo terá aulas teóricas expositivas com recursos audiovisuais e aulas práticas em campo e laboratório (Laboratório de Apoio à Pesquisa Botânica Campus da UEFS/Lençóis). 2. Coleção de referência da flora da Chapada Diamantina: Serão realizados levantamentos florísticos mensais durante o projeto, onde serão coletados exemplares da flora regional. Todo o material será coletado e processado pelos alunos dos cursos de capacitação para professores e guias, sob a orientação da equipe do projeto. Cada espécime será acompanhado de fotografia e uma ficha contendo as seguintes informações: nome da família e da espécie, nome regional da espécie, local de coleta, tipo de vegetação, hábito da planta, coloração e textura das folhas, cor da flor e dos frutos, observações gerais sobre uso e freqüência da espécie na região. 3. Banco de Imagens da Flora da Chapada Diamantina: Local: Laboratório de Apoio à pesquisa Botânica Campus da UEFS/Lençóis e Todo o material botânico introduzido na coleção herborizada de plantas e sementes estudadas para germinação serão fotografados e incorporados em um banco de imagens da flora regional. 4. Germinação de espécies nativas: Local: Laboratório de Germinação (Horto Florestal - UEFS) A coleta de frutos e sementes seguirá o mesmo cronograma estabelecido para o levantamento florístico e será realizado por alunos do curso de capacitação de professores com a orientação dos instrutores e estagiários. Os frutos serão coletados com auxílio de um podão e acondicionados em sacos de tecido. O processamento e a seleção das sementes serão realizados no Laboratório de Germinação, UEFS. 5. Produtos de divulgação: Como conseqüência dos cursos de capacitação serão elaborados cartilha ilustrada, ebook e informativo turístico, com a participação de professores e condutores de visitantes, respectivamente, sobre as áreas do município estudadas durante o projeto.
O projeto Conheça a Flora de Lençóis visa envolver professores e condutores de visitantes, a comunidade na região de Lençóis, Bahia, no processo da proteção da flora e vegetação nativa da Chapada Diamantina, subsidiado por diversas abordagens: cursos de capacitação, coleção herborizada e banco de imagens da flora regional, construção de calendários fenológicos, estudos de etnobotânica e germinação de espécies nativas, e elaboração de produtos de divulgação (cartilha, informativo turístico e livro) sobre as áreas estudadas na região.
Realização de Curso de Capacitação sobre a flora e vegetação da Chapada Diamantina, Implantação de uma Coleção de Referência da Flora da Chapada Diamantina, Implantação de um Banco de Imagens da Flora da Chapada Diamantina, Estabelecimento de protocolos de germinação de espécies nativas, Produção de mudas de espécies nativas, Construção de calendários fenológicos de espécies nativas, Elaboração de cartilha ilustrada e informativos turísticos, Elaboração de um livros sobre o Parque Municipal da Muritiba, e demais áreas na região.
A proposta está delineada em cursos de capacitação sobre a flora regional para professores da rede pública e condutores de visitantes do município de Lençóis, na montagem de uma coleção herborizada e um banco de imagens da flora da Chapada Diamantina, em estudos de etnobotânica e de germinação de sementes de espécies nativas, e na elaboração de produtos de divulgação sobre as áreas estudadas na região. Cursos de capacitação sobre a flora de Lençóis têm precedentes em diversas experiências já realizadas por pesquisadores da área de botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana na região da Chapada Diamantina. Entre estas destacamos os cursos Conheça a Flora do seu Município - Rio de Contas e Feira de Santana (1998) e O Ensino de Biologia: uma nova abordagem (2000), além de inúmeras palestras e cursos de pequena duração ministrados no Campus Avançado da UEFS, em Lençóis (2002-2008). Deste modo, o projeto Conheça a Flora de Lençóis através de suas diversas abordagens tem por objetivo divulgar o conhecimento da flora da Chapada Diamantina e assim contribuir para a sua conservação.
Histórico de movimentação
21-08-2023 17:26:11
Criação da proposta
06-09-2023 22:29:07
Parecer da Câmara de Extensão
Coordenadores Ligia Silveira Funch e Lia d'Afonseca Pedreira Miranda
06-09-2023 16:43:34
Em Análise
Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
06-09-2023 22:29:07
Aprovado
Coordenadores Ligia Silveira Funch e Lia d'Afonseca Pedreira Miranda
06-09-2023 22:29:44
Ativo
Homologado Proex