Núcleo Palle- Programa Aprimoramento Em Língua E Literatura Estrangeiras #134

Coordenador:
Liz Sandra Souza e Souza
Data Cadastro:
22-08-2023 00:14:44
Vice Coordenador:
-
Modalidade:
Presencial
Cadastrante:
Liz Sandra Souza e Souza
Tipo de Atividade:
Programa
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
Indeterminado
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Departamento de Letras e Artes,

Resolução Consepe 138/2009
Processo SEI Bahia 00000000000000000000
Situação Ativo
Equipe 6

O Programa Aprimoramento e língua e Literatura Estrangeira fundamenta-sena necessidade de integração UEFS x Comunidade, alcançando segmentos diversificados, ou seja, professores e alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Feira de Santana e regiões circunvizinhas, alunos dos cursos de Graduação de Letras Estrangeiras (Francês, Inglês e Espanhol) e pessoas de outros campos do conhecimento interessadas na metodologia e comunicação em língua e literatura estrangeiras.
O Programa Aprimoramento em Língua e Literatura Estrangeiras está vinculado à Pró- Reitoria de Extensão da UEFS. No seu percurso, o programa demonstra como foi formando uma “identidade extensionista” vinculada as demandas iniciais de professores e professoras da rede pública que ensinam línguas na cidade de Feira de Santana e região. (SOUZA & ORTIZ, 2020) O programa desenvolve diferentes atividades extensionistas que podem ser agrupadas em projetos, cursos e eventos como define a Resolução 110, como: seminários internos, cursos de formação continuada, encontros de professores e cursos de línguas (Inglês, Espanhol e Francês, atualmente). Essas atividades envolvem a comunidade interna (servidores técnicos, servidores docentes e estudantes) e externa (todas as pessoas interessadas inclusive professores que ensinam línguas na rede pública e particular). A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articulado com o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade como afirma o Plano Nacional de Extensão Universitária. . Esta proposta também dialoga com as diretrizes da extensão universitária, pois seu objetivo é proporcionar a Interação Dialógica, Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão, Impacto na Formação do Estudante e Impacto e Transformação Social, pois permite a reverberação das questões sociais atuais, contribuindo para uma Universidade que forme indivíduos mais capazes de questionar sua própria realidade e colaborar para ações que objetivem uma sociedade mais humana
O desenvolvimento das ações do programa são metodologicamente organizadas de acordo com as atividades extensionistas que integrem seu portfólio. Para os cursos: Os cursos de línguas organizados pelo PALLE é organizado nos níveis do Marco Comum Europeu. Em nosso caso ofertamos grupos de preparatório A1, no qual é realizada uma introdução ao nível inicial dos cursos, nesta oportunidade discuti-se temáticas que possibilitem ao(a) aprendiz uma reflexão a respeito do processo que vivenciará ao aprender línguas confrontando suas crenças e desenvolvendo autonomia de aprendizagem. Na sequência os níveis básicos A1 e A2 e o intermediário B1. Concomitante ao curso, o(a) estudante é incetivado(a) a fazer os cursos ofertados pelo Núcleo de Idiomas (NucLi) e realizar a prova de proficiência. Os cursos são semestrais de 60h que acontecem de acordo com o calendário acadêmico universitário. As aulas de línguas são organizadas pela perspectiva do ensino de Línguas com base em gêneros discursivos segundo já que durante o processo de ensino-aprendizagem de línguas o(a) aprendiz deve ser estimulado(a) a participar de diferentes práticas de linguagem por esta razão são organizadas sequências didáticas de acordo com a discussão de Schneuwly & Dolz (2004) e a abordagem interacional (VYGOTSKY). Ainda é importante descrever que a orientação dos princípios do trabalho cooperativo e colaborativo e Ensino por competências (HYMES, 1970; CANALE & SWAN; ALMEIDA FILHO, 2014; ORTIZ ALVAREZ, 2015, ZABALZA) que é uma perspectiva de ensino organizada na experiência já fortalecida na extensão pelo Programa PORTAL. Salientamos que esta metodologia de trabalho considera o que propõe a Pedagogia Crítica (FREIRE, 1970; PENNYCOOK, 1996) ao compreender que a prática de ensino-aprendizagem de línguas é uma possibilidade para falar de si e do mundo e a fim agir de modo crítico-reflexivo em uma sociedade desigual.
Aprimorar o objetivo teórico-prático de professores de Língua Estrangeira que atuam na rede pública de ensino de Feira de Santana e da região circunvizinha tanto quanto aprimorar o conhecimento de alunos, professores e pessoas de diversos segmentos da sociedade que buscam aprofundamento dos sistemas morfossintático e fonológico das línguas francesa, espanhola e inglesa
Aprimorar o domínio teórico-prático dos aspectos fonológicos e morfossintático da língua estrangeira em estudo Promover o aprofundamento da aprendizagem das línguas estrangeiras mediante a oferta de cursos em níveis diferentes (básico, intermediário e avançado) Possibilitar aos alunos da rede pública de ensino e à pessoas da comunidade, o conhecimento de uma LE, permitindo-lhes acesso mais fácil e mais rápido à cultura de outros povos, contribuindo, dessa forma, para sua inclusão no mundo globalizado Promover o acesso de estudantes da rede pública e demais pessoas da comunidade à universidade mediante a oferta de cursos de línguas Dar continuidade à formação de professores de Língua Estrangeira possibilitando-lhe a atualização e dinamização do desempenho de sua prática docente Dar continuidade ao papel social incorporado pela extensão da UEFS promovendo benefícios para a comunidade feirense Atender às recomendações expressas nos PCN’s no que tange à exclusão de pessoas cujos recursos financeiros traduzem-se como inadequados ou insuficientes para investimento no seu desenvolvimento cognitivo e posterior enriquecimento e satisfação pessoal e profissional
O PALLE surgiu em resposta à solicitação de professores participantes da II Jornada Universitária realizada em 1987 na UEFS os quais manifestaram a necessidade de apoio linguístico e metodológico para a sua prática docente no ensino médio e fundamental. Vem, desde então, atuando como projeto de caráter permanente, atendendo a professores e estudantes da rede pública de ensino de Feira de Santana e de região circunvizinha, a alunos estagiários da graduação dos cursos de letras da UEFS e demais pessoas da comunidade interessadas na aprendizagem de línguas estrangeiras. O PALLE passou à condição de núcleo em 2003 visando o trabalho com pesquisa e alcançar outras metas como o projeto de proficiência em língua estrangeira e o setor de tradução. Além disso, o PALLE tem fortalecido o seu caráter extensionista mediante a oferta de cursos de línguas estrangeiras para a comunidade em geral, com o objetivo de aprimorar o domínio oral e escrito através da prática das quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever), em diferentes níveis e dentro de uma abordagem sócio-interacionista.

Histórico de movimentação
22-08-2023 00:14:44

Criação da proposta

29-08-2023 16:15:47

Parecer da Câmara de Extensão

Resolução Consepe em nome de maria Cristina Braga Mascarenhoas e Isa Maria Carneiro Conceição
28-08-2023 22:08:31

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
29-08-2023 16:15:47

Aprovado

Resolução Consepe em nome de maria Cristina Braga Mascarenhoas e Isa Maria Carneiro Conceição
29-08-2023 16:16:06

Ativo

Homologado
v1.4.12
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