CONTABILIDADE FAMILIAR – UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUE CONTRIBUI PARA A SUSTENTABILIDADE DAS UNIDADES FAMILIARES #139

Coordenador:
Ione Aparecida Silva da Cruz
Data Cadastro:
24-08-2023 17:04:24
Vice Coordenador:
-
Modalidade:
Híbrido
Cadastrante:
IONE APARECIDA SILVA DA CRUZ
Tipo de Atividade:
Projeto
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
Indeterminado
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Área de Ciências Contábeis,

Resolução Consepe 171/2011
Processo SEI Bahia 00000000000000000
Situação Ativo
Equipe 13

A Contabilidade Familiar representa um instrumento de educação financeira que contribui para a sustentabilidade das unidades familiares, por meio do qual as pessoas físicas passarão a exercer no seu núcleo familiar o papel não só de provedor dos recursos como também de gestor. A partir da utilização de ferramentas comumente utilizadas no ambiente empresarial, far-se-á a migração para o ambiente familiar, com o objetivo de promover a sustentabilidade financeira das mesmas. Neste projeto será dada ênfase aos trabalhos de extensão com a elaboração do plano estratégico familiar, o orçamento da fortuna, aplicando os princípios da técnica R.P.D.G. (Receber, Poupar, Doar, Gastar), o Balanço Patrimonial, atual e as suas projeções de curto e longo prazo, a análise financeira pessoal, com ênfase na evolução patrimonial. Este projeto surgiu buscando preencher uma lacuna que é a utilização da contabilidade pela comunidade de um modo geral e em especial os profissionais que irão trabalhar diretamente com ela, que são os estudantes do curso de Ciências Contábeis. Em sondagens prévias elaboradas pelas autoras do projeto, detectou-se que apenas cerca de cinco por cento se utiliza dos instrumentos contábeis, por falta de conhecimento técnico ou por desconhecimento da sua utilização prática. Quanto a comunidade de um modo geral, além dos fatores citados anteriormente, soma-se a falta de recursos tecnológicos e a falta de condição financeira para contratar um profissional da área de contabilidade. Percebendo esta dificuldade o presente projeto pretende desenvolver ações no município de Feira de Santana, para possibilitar as pessoas físicas de um modo geral e em especial a comunidade UEFS a se beneficiarem destes instrumentos durante o período de desenvolvimento do projeto. Com isto ao final da atividade de extensão pretende-se alcançar pelo menos um universo de 500 contribuintes atendidos gratuitamente por esta ação cidadã.
Em 1953, na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, numa pesquisa realizada com os alunos, questionou-se quanto tinham metas escritas e apenas três por cento responderam que tinham. Em 1973, após vinte anos, ficou comprovado, que aquele percentual de alunos que possuíam as metas escritas, eram detentores de um patrimônio maior que os outros noventa e sete por cento restantes. Ao aprofundar esta pesquisa, a autora do projeto verificou que quando se escreve o que se deseja alcançar acionamos parte da nossa mente que ativa determinadas áreas assim esquecidas, reafirmando o desejo e mantendo um compromisso com o que está escrito. A fundamentação deste projeto está baseada nesta crença de projetar o que se deseja realizar é o caminho cientificamente comprovado que irá aumentar substancialmente as probabilidades de se concretizar os objetivos almejados. No caso das pessoas físicas em especial, a contabilidade familiar, será um instrumento que dará o suporte necessário para o alcance destas metas, contribuindo assim para a sustentabilidade financeira das famílias, através do modelo R.P.D.G., que estabelece quatro princípios de educação financeira. O primeiro princípio refere-se ao recebimento, enfatizando que as famílias devem buscar receber, antes de se comprometer com os valores que serão recebidos no futuro. O segundo princípio, refere-se a poupança, propondo guardar pelo menos dez por cento dos valores a serem recebidos, o terceiro princípio, que estabelece o valor da doação, contribuindo assim para a sociedade em que estamos inseridos e o quarto e último princípio refere-se ao gastar, ou seja, vem por último, pois, o entendimento da técnica, é que primeiro temos que nos planejar para adquirirmos aquilo que verdadeiramente almejamos.
Os trabalhos descritos neste projeto serão executados por meio de atendimento presencial a comunidade de Feira de Santana, para tanto, será usado o Laboratório de Práticas Contábeis e espaços cedidos por Centro Comunitários da cidade. Para o desenvolvimento do projeto de extensão, além da equipe executora, será considerada a participação dos discentes que participarão como voluntários. Estes por sua vez serão estudantes do 7º e 8º semestre, devidamente selecionados. O trabalho ainda pressupõe uma divulgação externa junto à população de Feira de Santana, de forma que esta conheça a ação a ser desenvolvida pelo curso de Ciências Contábeis, para o seu delineamento será usado cartazes, faixa, mídia local, e web site da UEFS.
Oferecer à comunidade de Feira de Santana um serviço gratuito de consultoria orientação e elaboração do projeto de vida das famílias em equilíbrio com as suas finanças pessoais.
Auxiliar as pessoas a utilizarem a contabilidade familiar, como instrumento decisório nas suas finanças pessoais; Realizar gratuitamente palestras e seminários, para orientar e esclarecer sobre a importância da educação financeira na vida das pessoas. Atender gratuitamente a população de Feira de Santana, fornecendo-lhes assessoria contábil-financeira. Desenvolver trabalhos de cunho social com a participação dos discentes, além de despertar em outros estudantes o interesse por atividades de extensão; Capacitar os alunos inscritos no projeto em pauta cumprindo atividade do Laboratório de Práticas Contábeis na elaboração da Consultoria Contábil-Financeira para pessoas físicas e famílias; e, Elaborar um artigo científico apresentando resultados proporcionados por esta experiência à UEFS e à comunidade atendida.
O nível de endividamento na nossa sociedade vem aumentando em decorrência da facilidade do crédito e da atratividade das promoções existentes no mercado. No geral, as pessoas físicas e conseqüentemente as famílias têm aumentado os seus valores a receber, mas em contrapartida têm aumentado os seus valores a pagar, repercutindo esta situação na sua evolução espiritual e financeira, pois, a cada momento necessitam trabalhar mais, num nível alto de estresse comprometendo a sua qualidade de vida. Em pesquisas comprovadas, sabe-se que até os estudantes universitários já saem da faculdade endividados, pois, desde o primeiro semestre os bancos já ofertam um cartão de crédito e um limite de cheque especial, em contrapartida o mercado na sua maioria só começam a ofertar estágios a estudantes do quarto semestre em diante. Como a sociedade é estimulada a consumir de um modo geral, muitas vezes deixam de lado os seus principais anseios e passam a pagar o que de fato não necessitam para a sua sobrevivência e conseqüentemente, deixam de lado aquilo que irá lhe dá mais satisfação. É neste contexto, buscando despertar os ideais adormecidos das famílias, incentivar o consumo consciente e contribuir para a sua evolução patrimonial, que se justifica este projeto. Além disso a exemplo de outros projetos já desenvolvidos pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana, como o projeto UEFS cidadã, busca-se retribuir com projetos sociais, os recursos oriundos da comunidade em que estamos inseridos.

Histórico de movimentação
24-08-2023 17:04:24

Criação da proposta

01-09-2023 11:28:48

Parecer da Câmara de Extensão

PROJETO APROVADO
24-08-2023 17:47:29

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
01-09-2023 10:43:18

Aprovado

PROJETO
01-09-2023 11:28:48

Aprovado

PROJETO APROVADO
01-09-2023 11:29:24

Ativo

PROJETO HABILITADO
v1.4.12
SISTEX - Desenvolvido pela Assessoria Especial de Informática - AEI e Sustentado pelo Escritório de Projetos e Processos - EPP