ENSINAR E APRENDER BRINCANDO: PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE – BRINQUEDOTECA #146

Coordenador:
Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda
Data Cadastro:
10-09-2023 08:03:57
Vice Coordenador:
-
Modalidade:
Presencial
Cadastrante:
Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda
Tipo de Atividade:
Programa
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
Indeterminado
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Departamento de Educação,

Resolução Consepe 159/2011
Processo SEI Bahia 00000000000000000000
Situação Ativo
Equipe 14

A Brinquedoteca se constitui em um espaço privilegiado da ludicidade, que busca garantir o direito de brincar da criança, respaldada desde documentos legais, nacionais e internacionais, que protegem esse direito, até a concepção de criança que defende que é a de sujeito histórico, construtor de cultura e de direitos. Enquanto “Programa de Extensão Ensinar e Aprender Brincando: proposta alternativa de formação docente (Brinquedoteca)”, Resolução CONSEPE 159/2011, objetiva impulsionar o ato de brincar de forma a promover a formação humana, o desenvolvimento pleno das crianças nas mais diversas áreas e linguagens, e de modo continuado o seu desenvolvimento e o fortalecimento das suas relações em grupos. A brinquedoteca da UEFS cada vez mais se consolida como espaço de ações extensionistas, pesquisas, ensino, entre outras atividades acadêmicas, uma vez que acolhe estudantes e docentes de várias graduações e pós-graduações, em especial do curso de Licenciatura em Pedagogia, que podem se dedicar à exploração do universo lúdico, das relações que as crianças estabelecem com o brincar. Ao voltar o olhar pesquisador para o brincar infantil, os/as estudantes em formação poderão observar o desenvolvimento e relações entre pares infantis no seu processo, desenvolvendo planos de ação que favorecem o diálogo entre teoria e a prática cotidiana. Reafirma-se a importância de a Brinquedoteca poder alimentar a vida interior das crianças através da brincadeira, oportunizando espaços de criação e reinvenção do mundo, de construção de sua autonomia, criação de laços afetivos e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas. A Brinquedoteca se constitui em um laboratório no qual docentes e estudantes podem se dedicar à exploração de temas como infância, criança, brincar, ludicidade e formação de professoras/es, buscando valorizar o reconhecimento destas áreas como veículos de formação plena das crianças. As ações extensionistas da Brinquedoteca da UEFS revelam-se com campo fecundo e de importante papel junto à comunidade interna, instituições escolares, comunidade em geral do Município de Feira de Santana e cidades circunvizinhas e demais interessados sobre o tema.
Compreender as crianças que habitam as infâncias e assim discorrer sobre os fins de uma brinquedoteca universitária constitui-se em condição importante para entendermos os sentidos que elas apresentam nos ambientes sociais que ocupam, o que nos conduz também a apreender que vivenciar experiências com crianças não se compõe em ato simples. Nesse sentido, compreende-se também que pelo meio das brincadeiras as crianças se formam humanamente, pois “a infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares”. (DOLLABONA, MENDES, 2004, p.1). neste mesmo período da vida, os jogos, brinquedos se aliam e contribuem para o desenvolvimento, admitindo papeis distintos e com desígnios vários. (HUIZINGA, 2005). As brincadeiras, jogos e brinquedos compõem nossas vidas e têm um lugar importante para nossa formação. Por meio da brincadeira as crianças reinterpretam situações cotidianas e através destas compreende sua realidade. A brincadeira acarreta aspectos variados da cultura e que têm desdobramentos no desenvolvimento e formação das crianças. A ação de brincar é intrínseca à criança. (KISHIMOTO, 1993; BROUGÈRE, 1998, 2000) Cabe ressaltar que o brincar se constitui em direito universal das crianças (BRASIL, 1990; BRASIL, 2016), contudo nem todas as crianças vivem uma “infância global” (SARMENTO, 2020, p.6), entretanto é preciso lembrar que “[...] há várias infâncias dentro da infância global e a desigualdade é o outro lado da condição social da infância contemporânea. (p. 6)”, o que acarreta extensões no estatuto que a infância tem na sociedade. Concebemos a infância enquanto categoria social, histórica, cultural e geracional que engloba as crianças, sujeitos de direitos. Dito isso, a brinquedoteca por meio do brincar é um lugar que propicia o realce das crianças enquanto sujeitos de direitos e a infância como categoria social, já que historicamente foram, e por vezes ainda são consideradas como aquelas que não produzem cultura entre os próprios pares infantis e nós adultos (SARMENTO, 2020). A singularidade da Brinquedoteca se dá pela participação e protagonismo da criança a partir do brincar livre e/ou com intervenções, se apresenta para nós, adultas/os, local para apreciação desta cultura infantil e lúdica, bem como para produção de conhecimento, partilha de saberes junto à comunidade que nos cerca, seja a acadêmica, que tem se inclinado sobre temas como infância, criança, ludicidade, como também a comunidade que está ao seu entorno. (FRIEDMANN, 1996a, 1996b; KISHIMOTO, 1993, 2002). Na esfera universitária, a Brinquedoteca se estabelece como um espaço lúdico, formativo, de implicação direta com a comunidade. A Brinquedoteca, por exemplo, precisa oportunizar ambientes organizados e planejados com brinquedos estruturados e não estruturados, jogos variados, acervo de literatura infantil, entre outros materiais e recursos que favorecem o ato de brincar, direito estabelecido por lei para as crianças. Esse mesmo espaço pode se configurar como lócus de observação, produção e partilha de conhecimento através de ações extensionistas e de pesquisa dos mais variados temas e áreas acadêmicas, garantindo a carecida conexão entre a comunidade interna da instituição com a comunidade local e regional nos seus diversos segmentos, fortalecendo assim, seu importante papel de articulação entre o ensino, pesquisa e extensão. É digno de nota que a Brinquedoteca universitária corrobora com os debates sobre a infância e ludicidade quando acolhe e insere as crianças no espaço que inicialmente é pensado para o mundo adulto. A brinquedoteca universitária, tomando como base suas especificidades e importância, é um local que ao intensificar o tripé ensino, pesquisa e extensão evidencia o papel da Universidade frente a sociedade. A Brinquedoteca se constitui no espaço em que atividades voltadas para esse debate podem ser desenvolvidas, potencializadas e garantidas. É espaço de construção de conhecimento, produção de cultura, arte, de interrelações sociais e por isso político, próprio para as mais variadas aprendizagens. Enquanto um programa de extensão, por exemplo, a perspectiva é aproximar ainda mais a comunidade que cerca uma universidade e criar ações que fortaleçam esse elo de maneira interdisciplinar, educativa, crítica, política e humana. Que a Brinquedoteca possa ser espaço de fomento da cultura lúdica, formativo, de construção de conhecimento e reconhecido pela sua importância e função social para universidade e outros setores da sociedade.
A Brinquedoteca está diretamente ligada ao Departamento de Educação da UEFS e a princípio foi concebida como um projeto de extensão. Gradativamente, as ações que desenvolvia foi assumindo notoriedade na universidade, em especial, pela possibilidade de discussão sobre ludicidade, jogos, brinquedos e brincadeiras, infância e aspectos que se entrelaçam sobre tais questões teóricas. É digno de nota que desde a sua implantação, a Brinquedoteca tem se constituído como um laboratório onde docentes e estudantes se dedicam ao estudo e exploração, valorização do lúdico e reconhecimento desta área como uma via importante para formação humana. Cabe ressaltar que a Brinquedoteca se tornou programa de extensão através da Resolução CONSEPE 159/2011 e desde então uma das intenções é criar ambientes organicamente articulados entre ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a constituição de grupos de pesquisa; estudos orientados; projetos, cursos, oficinas de extensão tomando a infância, o brincar e a ludicidade como palavras-chave e as dimensões e sujeitos que as envolvem como articuladores destes processos. As atividades desenvolvidas na Brinquedoteca pretendem garantir um campo que considera a formação humana e profissional indissociáveis aos estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e servidores técnicos-administrativos que desejem trabalhar com as possíveis temáticas que emergem deste espaço e das relações que lá se estabelecem. Entretanto, um dos seus maiores intentos é garantir a devida vinculação entre a comunidade interna da UEFS com a comunidade local e regional nos seus diversos segmentos, fortalecendo assim, seu importante papel de articulação entre o ensino, pesquisa e extensão. A Brinquedoteca/UEFS tem como público-alvo crianças de 1 a 10 anos de idade; estudantes da graduação e pós-graduação, docentes da UEFS e Educação básica, comunidade externa que se interessa pelas ações desenvolvidas neste espaço. Funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, com o atendimento organizado para acolhimento ao público da seguinte forma: as segundas-feiras destinamos os turnos para grupo de estudos, reuniões da equipe pedagógica e bolsistas para avaliação do trabalho, planejamento e produção de material, organização do espaço, entre outras atividades formativas. Quanto ao atendimento do público infantil, de terça à sexta-feira, a brinquedoteca está aberta às crianças da comunidade. O atendimento é feito sempre com agendamento prévio por telefone ou por e-mail, podendo ser esporádico ou fixo. No caso deste último, o agendamento só poderá ser de dois turnos na mesma semana. para fazer o agendamento é necessário cadastrar/registrar a criança presencialmente na brinquedoteca. Esse registro é feito pela equipe da brinquedoteca através de uma ficha de adesão que se tornou necessária para organização e melhor distribuição do número de crianças no ambiente. Também acolhemos instituições de ensino cujo agendamento é realizado pela direção, coordenação da escola ou pela professora/professor da turma, a partir de contato telefônico, e-mail ou presencial. Também acolhemos na brinquedoteca instituições de educação não formais que possuam projetos e programas voltados a faixa etária atendida pela brinquedoteca. Docentes e estudantes da UEFS ou de outras instituições também podem fazer uso do espaço para observações, registros de pesquisa, realização de atividades previamente agendadas e combinadas com a equipe pedagógica, pois possuímos uma sala de observação com espelho unidirecional para estes fins. O contato com as crianças para fins de atividade acadêmica só é permitido após diálogo e autorização prévia da equipe da brinquedoteca que considera alguns protocolos para tais questões. É um espaço que apesar de pequeno e precisar de algumas reformulações para ampliar número de atendimentos de seus usuários, se organiza de forma acolhedora para receber a comunidade. Na brinquedoteca há uma variedade de ambientes para as crianças como o espaço do faz de conta, espaço de representação com camarim, espelhos, fantasias, chapéus, adereços, bijuterias e maquilagem, roupas e sapatos para brincar e representar o mundo que as cerca; espaço de leitura; espaço dos jogos de construção com tapetes para a montagem de quebra-cabeças, peças de encaixe, blocos lógicos, sucatas e outros; espaço dos jogos de regras; área externa (espaço aberto) para brincadeiras livres e/ou dirigidas; materiais recicláveis que se transformam em brinquedos e outros objetos nas mãos das crianças; estantes de brinquedos. Além disso, planejamos e realizamos oficinas, cursos, eventos que têm ligação com os fins do programa. A Brinquedoteca possibilita, também, a observação e construção de elementos importantes para formação continuada de docentes já em exercício profissional, estudantes da graduação, e para aquelas/es que se interessam pelas pesquisas relacionadas as variadas dimensões que envolvem a infância e o direito ao brincar desta categoria social.
⮚ Instalar uma brinquedoteca que servirá como laboratório de pesquisa e formação sobre o lúdico como área do desenvolvimento infantil.
⮚Promover a formação humana e desenvolvimento das crianças que frequentam o espaço, através da ampliação de uma cultura lúdica por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras variadas; ⮚Fortalecer a concepção da Brinquedoteca enquanto ambiente de ensino, pesquisa e extensão para estudantes, docentes e comunidade externa da UEFS. ⮚ Contribuir para a formação acadêmica de estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação, em especial de licenciatura da UEFS, possibilitando a interlocução entre teoria e prática; ⮚ Proporcionar um espaço de pesquisa sobre a infância, criança, ludicidade e a formação humana das crianças, para docentes e estudantes dos cursos de graduação da UEFS; ⮚ Promover cursos para a formação continuada de professoras/es da educação básica, docentes e estudantes da UEFS com temas que envolvem os objetivos da Brinquedoteca-UEFS; ⮚ Realizar oficinas de confecção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos; ⮚ Estabelecer intercâmbio com diferentes instituições que para promoção de estudos, pesquisas, ações extensionistas e a divulgação de temas que envolvem os objetivos da Brinquedoteca-UEFS; ⮚ Criar um espaço de promoção da formação humana, desenvolvimento afetivo, social e intelectual de crianças que frequentam a Brinquedoteca
Dentre os 31 cursos de graduação, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana, lotado no Departamento de Educação, completou em 2023, trinta e seis anos de atuação e tem como um de seus objetivos formar profissionais que possam atuar na educação básica de ensino do país. A iniciativa de constitui o espaço da Brinquedoteca à época de sua implantação se deu por uma preocupação constante com a necessidade de atualizar e inovar metodologicamente aspectos lacunares quanto a indissociável relação teórico-prática no próprio lócus acadêmico. O projeto de instalação da brinquedoteca foi pensado e elaborado desde o ano de 1999, por professores do Departamento de Educação, propondo com a implantação deste espaço, uma atualização metodológica inovadora na região que envolvesse não só os docentes e estudantes dos cursos de licenciaturas, mas também crianças entre 01 a 10 anos de idade, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o desenvolvimento social, motor, cognitivo e afetivo da criança pela mediação de um espaço lúdico. Após implementação e com as experiências vivenciadas na Brinquedoteca observou-se a necessidade de adaptarmos alguns elementos previstos no projeto e torná-los ainda mais próximos da realidade acadêmica e da comunidade local que a mesma atende/acolhe. É importante ressaltar que brincar é a principal atividade da criança. Brincando ela aprende e se desenvolve plenamente. É tão importante para a criança, quanto o trabalho o é para o adulto. No brincar, a criança tem a oportunidade de explorar seu corpo e mente, aprendendo a lidar com diferentes situações. Neste ato, ela exercita a sua potencialidade, construindo o conhecimento de forma prazerosa. Na participação dos jogos e brincadeiras a criança aprende a trabalhar em grupos e por ter aprendido as regras do jogo saberá respeitar as normas sociais, pois a brincadeira pressupõe uma aprendizagem social. Brincar permite a adequação do símbolo, pois alterando o significado dos objetos e situações, cria significados, desenvolvendo a função simbólica, elemento que garante a racionalidade do ser humano. Brincando, a criança aprende a planejar, selecionar objetivos, lidar com pessoas, o que leva a uma autonomia e independência. O brincar nutre a vida interior e a criança descobre sua vocação e o sentido para a vida. (HUIZINGA, 2005; PIAGET, 1977, WINNICOTT, 1975, VYGOTSKY, 1998). Alimentar a vida interior das crianças, possibilitar sua formação humana é proposta da Brinquedoteca. Nela, as crianças terão uma oportunidade a mais (talvez única para algumas) de criar e reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas. Por meio do “faz de conta”, por exemplo, elas podem explorar seus próprios limites e viajar para uma aventura na busca de si mesmas. É fato que vivemos em um país que atrai a atenção do mundo não só pelas potencialidades, mas também pela miséria, pelas desigualdades sociais e pela violência. A criança com a qual nos deparamos em tempo presente e pensada de maneira prospectiva, necessita de espaços para que manifestem seus projetos, desejos e a esperança de realização destas questões que trazem dentro de si. Temos que garantir seus direitos enquanto cidadãs, defendê-las e protegê-las construindo espaços para que estabeleçam sua relação com o mundo de acordo com suas necessidades. A brinquedoteca tem uma mensagem a oferecer porque possibilita condições nas quais as crianças se formam humanamente, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e seus direitos assegurados. A Brinquedoteca é o espaço ideal para brincar e acolher esse sujeito histórico – a criança – a ser capaz de construir positivamente um novo mundo. As universidades brasileiras responsáveis pelo progresso da ciência e da tecnologia têm papel preponderante para o desenvolvimento desse novo homem. Têm obrigação de incentivar a busca por novos caminhos que possam levar à transformação social. Neste sentido, propomos a criação de uma brinquedoteca, na Universidade Estadual de Feira de Santana, sob a responsabilidade do Departamento de Educação, pois acreditamos que o tripé ensino-pesquisa-extensão favorecerá a formação de estudantes de graduação e pós-graduação e o aprimoramento dos docentes. Associado a isso, destaca-se a convicção de que a instalação da brinquedoteca foi um passo decisivo na melhoria das atividades curriculares de variados cursos de graduação e em especial os cursos de licenciatura. Muitos componentes curriculares de tais cursos seriam diretamente beneficiados no desenvolvimento dos seus planos de trabalho. Além disso, as contribuições teóricas e práticas dos estudos no campo da ludicidade proporcionarão aos discentes das licenciaturas uma melhor compreensão da importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento humano. Um outro ponto de importância é a possibilidade de realização de ações extensionistas, de pesquisa e ensino, a saber: realização de grupos de estudo e de pesquisa que tratam e se interessam sobre temas que envolvem a infância, criança, ludicidade, brincar; promoção de cursos e/ou minicursos para formação continuada de professoras/es da educação básica, estudantes, comunidade externa e demais interessados sobre temas que dialoguem com os fins da brinquedoteca; realização de oficinas com diferentes temas, mas que se articulem com os objetivos da brinquedoteca; realização de oficinas para confecção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos. Tais proposições, facultam assim, a desejável interlocução entre a comunidade universitária e a comunidade local. A Brinquedoteca cria possibilidades e evidencia a necessidade de discussão sobre a infância e ludicidade quando acolhe e insere as crianças no espaço universitário, uma vez que são sujeitos de direitos e protagonistas nestes espaços lúdicos. Reafirma-se então, que a Brinquedoteca da UEFS é um espaço de formação humana, de aprofundamento e divulgação da cultura lúdica, que é referência para outras instituições e profissionais de diversas áreas, que potencializa estudos e ações interdisciplinares no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana, buscando fortalecer e assentar o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.

Histórico de movimentação
10-09-2023 08:03:57

Criação da proposta

19-09-2023 12:35:06

Parecer da Câmara de Extensão

Resolução anexa
16-09-2023 08:24:06

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
16-09-2023 15:13:38

Pendente

Fazer modificações
19-09-2023 10:51:39

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
19-09-2023 11:13:41

Pendente

Concluir o cronograma de atividades
19-09-2023 11:41:49

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
19-09-2023 12:35:06

Aprovado

Resolução anexa
19-09-2023 12:35:27

Ativo

Homologado na Proex
v1.4.12
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