Altercações Filosóficas [ Ciclo de Palestras em Filosofia ] #167

Coordenador:
EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA
Data Cadastro:
18-09-2023 16:27:08
Vice Coordenador:
Wagner Teles de Oliveira
Modalidade:
Híbrido
Cadastrante:
EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA
Tipo de Atividade:
Programa
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
Indeterminado
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Área de Filosofia,

Resolução Consepe 076/2013
Processo SEI Bahia
Situação Ativo
Equipe 11

A proposta do Ciclo de Palestras em Filosofia compreende a apresentação de uma série de conferências temáticas. O diferencial da atividade centra-se no fato de que se pretende conceder um tempo estendido para o debate das questões apresentadas. Os palestrantes/conferencistas serão, invariavelmente, docentes-pesquisadores da própria área de conhecimento em Filosofia ou afins, cujos temas de pesquisa apresentem relevância para a discussão filosófica. O público alvo se constitui, para além do auditório natural – composto por discentes de graduação e de pós-graduação (stricto sensu e lato-sensu) em Filosofia – por estudantes e profissionais de outras áreas de conhecimento. O vínculo efetivo com o auditório natural se justifica pelo fato de que o debate de questões é peculiar ao desenvolvimento das pesquisas em Filosofia, motivo pelo qual a participação em eventos desse gênero se constitui em uma oportunidade excepcional de formação. O público abaulado, por outro lado, se agrega à nossa proposta porque os temas e problemas associados às questões filosóficas importam significativamente à fundamentação das disciplinas específicas de outros segmentos, em especial àqueles das Humanidades e das Ciências Sociais Aplicadas. Nessa medida, além de contar com esse importante componente interdisciplinar, o Ciclo de Palestras representa uma oportunidade privilegiada para o debate das pesquisas desenvolvidas na UEFS, fazendo-as dialogar com investigações desenvolvidas por pesquisadores vinculados a outras Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa de reconhecida competência, permitindo o estreitamento dos laços de cooperação acadêmica entre estes.
Pela natureza do projeto, não há como se falar em um referencial teórico específico. A proposta surge exatamente no sentido de destacar a importância dos conceitos, correntes, sistemas e autores que perfazem a elaboração do arcabouço próprio do afazer filosófico. De qualquer modo, se faz imperativo destacar que a formação plena em filosofia não pode prescindir dos expedientes característicos por que fazemos pesquisa na área. Neste sentido, destacamos o perscrutar atento à questão da palavra que se torna conceito, o cuidado com as boas edições dos textos, as técnicas de conformação de repertórios bibliográficos e o domínio do conjunto de questões envolvidas no tratamento de um tema de pesquisa em específico. Todas essas questões estabelecem uma relação intrínseca com a exposição dos resultados de pesquisas na área. Em sendo assim, a realização do Ciclo de Palestras deve conferir um complemento de formação essencial ao desenvolvimento profissional, sobretudo, dos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação em filosofia.
Trata-se de uma série de palestras/conferências proferidas, em especial, por pesquisadores da área de filosofia. Cada expositor disporá de 90 (noventa) minutos para a apresentação e serão concedidos 60 (sessenta) minutos adicionais para o debate das questões apresentadas ou suscitadas pela exposição do palestrante, podendo haver compensação do tempo para cada uma das etapas, caso se julgue necessário. Cada evento deve perfazer, portanto, a duração de aproximada de 150 (cento e cinquenta) minutos.
Constituir um espaço privilegiado para o debate de ideias e questões de natureza conceitual, com a marca do respeito à diversidade epistemológica que caracteriza o fazer filosófico, destacando questões metodológicas concernentes à maneira singular de fazer pesquisa na área de filosofia e o liame que se estabelece com as ciências.
[I.] Destacar os expedientes que constituem a peculiaridade da pesquisa na área de filosofia, valendo-se do contato com as ciências; [II.] Apresentar múltiplas maneiras de fazer pesquisa em filosofia, por meio de palestras exemplares das diversas áreas; [III.] Proporcionar, sobretudo aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em filosofia, um espaço para debate de questões concernidas na fundamentação das ciências; [IV.] Permitir aos estudantes e profissionais de outros campos do Conhecimento, o contato com questões filosóficas de suma relevância para a fundamentação do fazer científico específico de suas respectivas áreas; [V.] Expressar a importância da interdisciplinaridade para a formação acadêmica, a partir de discussões de natureza teórico-conceitual, em que se intercambiam saberes e entendimentos de diferentes áreas do conhecimento.
Em Filosofia, eventos da natureza análoga à nossa proposta constituem um espaço privilegiado de reflexão e produção acadêmica. Além disso, constituem-se como uma experiência formadora excepcional, na medida em que as pesquisas não podem prescindir do debate de ideias intrínseco ao seu desenvolvimento. Por este motivo, nossa proposta procura atender, inicialmente, a demanda de formação do recém-criado curso de graduação em filosofia da UEFS. O Ciclo de debates abrirá um espaço para exposição e reflexão acerca dos resultados de pesquisas desenvolvidas dentro e fora da área de conhecimento em Filosofia, introduzindo na vida acadêmica dos estudantes um importante componente formador. Por outro lado, considerando que a formação em filosofia não pode prescindir do tratamento rigoroso e sistemático dos conceitos e questões que orbitam no campo do conhecimento, sua estreita relação com os problemas da ciência denota a relevância do tratamento exaustivo de problemas de matiz filosófico para a formação do neófito em Filosofia, bem como para quaisquer sujeitos envolvidos com a produção do conhecimento – algo que abrange todo o universo acadêmico. Assim sendo, pela própria natureza interdisciplinar do Ciclo de debates, sua realização não apenas atrairá a participação de estudantes e profissionais de outras áreas, mas eventualmente vindicará a colaboração destes nas discussões. Convém destacar que o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEFUEFS), apesar da ausência de um curso de graduação em Filosofia, sempre desenvolveu experiências desta magnitude e os resultados jamais deixaram de ser exitosos. Outrora, associados às Jornadas Acadêmicas promovidas pela instituição ou, posteriormente, evocados por membros integrantes do NEF, os eventos de natureza filosófica têm um histórico destacado na trajetória da Universidade. Como resultado destas incursões, inclusive, sobrevieram a Revista Ideação, O Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea, a pós-graduação stricto-sensu em Ensino, Filosofia e História das Ciências – uma ação interinstitucional desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Bahia – e, recentemente, a implantação do curso de graduação em Filosofia. Entendemos, portanto, que a realização do Ciclo de debates, para além de uma proposta, consiste em uma necessidade que já está respaldada pela comunidade acadêmica, conforme se depreende das efetivas realizações de natureza semelhante no decurso do tempo em que o NEF se insere no campo das atividades de pesquisa e extensão da UEFS.

Histórico de movimentação
18-09-2023 16:27:08

Criação da proposta

26-02-2024 18:39:12

Parecer da Câmara de Extensão

Projeto aprovado antes do Sistex.
26-02-2024 18:38:00

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
26-02-2024 18:39:12

Aprovado

Projeto aprovado antes do Sistex.
27-02-2024 08:04:41

Ativo

Programa atualizado.
v1.4.13
SISTEX - Desenvolvido pela Assessoria Especial de Informática - AEI e Sustentado pelo Escritório de Projetos e Processos - EPP