Projeto Alfagaris #223

Coordenador:
Sandra Nivia Soares de Oliveira
Data Cadastro:
05-04-2024 10:42:38
Vice Coordenador:
Rita de Cássia Oliveira Carneiro
Modalidade:
Presencial
Cadastrante:
Sandra Nivia Soares de Oliveira
Tipo de Atividade:
Projeto
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
01/03/2017 - 31/03/2025
Interinstitucional:
Sim (Empresa Sustentare S.A)
Unidade(s):
Área de Política Educacional,

Resolução Consepe 040/2017
Processo SEI Bahia
Situação Ativo
Equipe 8

O Alfagaris é um projeto de extensão construído na relação público -privado em convênio com a Empresa Sustentare S.A e visa a alfabetização e letramento dos trabalhadores da limpeza pública de Feira de Santana . O projeto é realizado no ponto de apoio da empresa de segunda a quinta-feira das 14 às 17 horas e conta com uma coordenadora uma professora colaboradora duas bolsistas alfaberizadoras e uma bolsista de apoio pedagógico, todas do curso de Pedagogia. A base metodológica do Projeto está sustentada principalmente na Pedagogia de Paulo Freire e nos estudos de Emília Ferrreiro e Ana Teberosky no que refere a psicogênese da Língua escrita. Considerando o público atendido pelo Projeto faz-se imprescindível que seu fazer pedagógicos esteja transversalizado pelo estudo das relações étnico raciais e suas intersecções de classe e gênero. Neste campo são referências Gomes, Munanga e Schwarcz entre outros.
O processo educativo articulado de forma indissociável - o ensino, a extensão e a pesquisa – viabiliza a relação entre a Universidade e a Sociedade. Com o olhar da responsabilidade de ensino/aprendizagem e de ações práticas que são traduzidas em atividades extencionistas permeadas da ideia originária de formação de docentes pesquisadores que promovam o progresso de novos conhecimentos necessários à sociedade a partir do estudo, da ação, da reflexão e da produção. O “Projeto de Extensão Alfagaris” caracteriza-se pelas diretrizes de natureza acadêmica assentado no preceito da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa na formação técnica e cidadã do estudante e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, de modo a configurar a natureza extencionista do projeto. Configura-se pela interdisciplinaridade entre os conhecimentos tratados nos componentes curriculares EDU 274- Prática Pedagógica em Experiências Educacionais Não Escolares, EDU 290 Educação de Jovens e Adultos e EDU 277 - Práticas Pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Educação. Acreditando que atuações dos estudantes gerem, possivelmente, o processo de estudo monográfico de conclusão de curso, bem como, apresentação de trabalhos em eventos de natureza científica. Para a execução do projeto junto aos alfabetizandos pretende-se que os envolvidos (bolsistas alfabetizadoras, estudantes matriculados em EDU 277, EDU 274 e voluntários) na primeira parte da formação tenham a fundamentação teórica a anunciar à construção clara da definição da identidade da modalidade de ensino de jovens, de adultos e de idosos. Por essa razão serão tomadas as concepções de Paulo Freire sobre a dimensão sociopolítica e cultural da educação da EJA e feita uma análise das contribuições de teorias socioconstrutivistas nesse contexto. A segunda parte, com base no cenário delineado na primeira parte, tematiza questões importantes para a constituição de um acompanhamento do Alfabetizando. E, como base nessa formação espera-se que as aulas dos garis aconteçam com base na pedagogia dialógica de Paulo Freire e com temáticas geradoras a partir do mundo do trabalho, a exemplo: Meio ambiente e trabalho, Diversidade cultural e trabalho. O “Projeto de Extensão Alfagaris” é uma via de mão dupla que pretende assegurar aos estudantes do componente curricular EDU 277 - Práticas Pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Educação, e aos estudantes que estejam cursando ou já tenham cursado componentes curriculares do Departamento de Educação, uma experiência de acompanhamento às classes de alfabetização e a oportunidade da elaboração da prática de um conhecimento acadêmico com um aprendizado submetido à reflexão teórica que estabelece uma troca de saberes - acadêmico e popular e como consequência a produção do conhecimento resultante do confronto dos saberes e da participação efetiva da/na comunidade envolvida no projeto. Sem dúvidas, “Projeto de Extensão Alfagaris” visa, também, a alfabetização de jovens e adultos trabalhadores no serviço de limpeza pública feirense, sujeitos que foram alijados do processo educacional na chamada “idade própria”, em virtude das mais (a)diversas situações socioeconômicas, e se configura como elemento de libertação das amarras da ignorância, permitindo a que os sujeitos se apropriem do universo de codificação escrita para assumir o protagonismo da sua vida, quer seja como leitores ou como, possíveis, escritores que se utilizam dos mais variados gêneros e aportes textuais. Contudo, sabe-se que para se chegar a esse nível de autonomia da escrita, carece que se passe pelo poder de “ação sobre o alfabeto”, ou seja, só a partir da alfabetização é que se pode caminhar para o domínio da lectoescrita –, o domínio pleno da leitura e da escrita, como sendo um projeto de ação transformadora do indivíduo, que alcançará a sua autonomia como construtor de ideias em forma de poema, crônica, dentre outros e, consequentemente, da construção de uma sociedade mais justa, de maneira que se perceba que: O analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e escrever. Prepara-se para ser o agente dessa aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais do que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler [...] Implica não em uma memorização mecânica das sentenças, das palavras, das sílabas desvinculadas de um universo existencial – coisas mortas ou semimortas de um universo existencial –, mas uma atitude de criação e recriação. (FREIRE, 1981, p. 41). Dessa forma, o “Projeto de Extensão Alfagaris” lança mão da “metodologia” freireana de alfabetizar, a qual tem como ponto de partida a realidade objetiva dos sujeitos, ou seja, o seu mundo do trabalho como unidade de palavras e temas geradores sobre os quais se dá o processo de ação do sujeito sobre o alfabeto, inicialmente dominando o sistema alfabético e numérico, sob uma linha muito tênue caminhar rumo ao domínio da lectoescrita. Para tanto, as professoras coordenadoras deste Projeto, se propõem a orientar as estudantes bolsistas que atuarão como bolsistas alfabetizadoras, bem como as estudantes do componente curricular EDU 277 – Práticas Pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos, que atuarão como mediadoras de reforço da alfabetização, no dia de prática do componente curricular. Tal orientação se dá desde a discussão sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos, até a produção do material didático a ser utilizado no processo, bem como as avaliações constantes deste.
Metodologia de Execução: O “Projeto de Extensão Alfagaris” se dará metodologicamente a partir das seguintes etapas: a) Elaboração do Projeto com base nas demandas expostas pela coordenação da Empresa Sustentare S. A.; b) Sujeição à aprovação do mesmo nas instâncias institucionais da Universidade; c) Seleção de duas bolsistas para atuarem como alfabetizadoras; d) Formação permanente das bolsistas para atuar em sala de aula; e) Formação das estudantes do componente curricular EDU277 – Prática Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos, para atuarem como mediadoras no reforço do processo de alfabetização dos garis; f) Produção do material didático por todas as estudantes e coordenadoras envolvidas no processo; g) Avaliação constante das coordenadoras do Projeto; h) Certificação dos alfabetizandos, pela Universidade Estadual de Feira de Santana, ao final do projeto. i) Realização da formatura dos alfabetizandos, com a devida certificação, como uma ação solene a ser realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana com a presença dos atores institucionais e dos atores da Empresa Sustentare S. A.
Reduzir o índice de analfabetismo de garis de Feira de Santana, envolvendo bolsistas alfabetizadores, alfabetizandos, estudantes matriculados no componente curricular EDU 277 - Educação de Jovens e Adultos nos semestres 2017.1 e 2017.2, coordenadoras pedagógicas, coordenadora administrativa, por meio de uma ação pedagógica numa perspectiva sócio interacionista.
Específicos: 1. Alfabetizar vinte e seis garis de Feira de Santana 2..Aproximar a comunidade acadêmica do Curso de Pedagogia/DEDU/UEFS da comunidade feirense através de um Projeto de Alfabetização de Garis; 3. Favorecer a dignidade humana dos educandos através da alfabetização como elemento que possibilita a decodificação dos códigos da escrita socialmente construída; 4.Efetivar uma parceria sócio transformadora na vida dos alfabetizandos, garis feirenses, através da UEFS – Instituição Pública, com Empresa Sustentare Saneamento S. A.– Empresa Privada.
Justificativa: A Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS assume o desafio socioeducativo, em parceria com a Empresa Sustentare Saneamento S. A., de reverter o índice de analfabetismo dos trabalhadores da limpeza pública – os chamados garis - na cidade de Feira de Santana, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Firmando o objetivo de reduzir o índice de analfabetismo e promover o letramento de jovens e adultos trabalhadores na Empresa Sustentare Saneamento S. A. parceira na ação, envolvendo bolsistas alfabetizadoras, alfabetizandos, coordenadoras pedagógicas, coordenadora administrativa, por meio de uma ação pedagógica numa perspectiva sócio interacionista. Com o firme propósito de atingir a prerrogativa acima, alocará em sua Pró-reitoria de Extensão o Projeto Alfagaris – 2017, que busca junto ao Departamento de Educação - DEDU, a coordenação pedagógica de professoras com experiência na Educação de Jovens e Adultos. A Coordenação Pedagógica trabalhará em parceria com a Coordenação Administrativa e sob a orientação da Pró-Reitoria de Extensão. As ações desenvolvidas têm a marca do compromisso, da responsabilidade social, do respeito aos parceiros e aos cidadãos envolvidos diretamente no projeto. Todo o processo desenvolvido visa compreender a alfabetização de jovens e adultos trabalhadores no contexto atual; desencadear reflexão sobre os valores socioculturais construídos nos espaços de interação; refletir criticamente sobre a prática do educador de jovens e adultos a partir das concepções sociocultural e sócio interacionista. Bem como, propor a continuidade dos estudos dos alfabetizados. O “Projeto de Extensão Alfagaris” tem sua relevância acadêmica no sentido de aproximar a Universidade da comunidade feirense através da alfabetização dos profissionais da limpeza pública, considerando que, em geral, infelizmente, estes profissionais têm um caráter de invisibilidade social em virtude de trabalharem com a limpeza do lixo produzido. Sob esta perspectiva, ao tempo em que estes sujeitos obterão o conhecimento das letras e números que os tornarão alfabetizados, também terão o resgate da sua dignidade humana.

Histórico de movimentação
05-04-2024 10:42:38

Criação da proposta

19-04-2024 09:55:19

Parecer da Câmara de Extensão

Ativação do Projeto no SISTEX.
19-04-2024 09:54:17

Ativo

Projeto aprovado antes do SISTEX.
19-04-2024 09:55:19

Aprovado

Ativação do Projeto no SISTEX.
29-04-2024 08:13:22

Ativo

Projeto ativo
v1.4.12
SISTEX - Desenvolvido pela Assessoria Especial de Informática - AEI e Sustentado pelo Escritório de Projetos e Processos - EPP