Curso de Extensão "Organização Construção e Método" #241
- Coordenador:
- Marcelo João Alves da Silva
- Data Cadastro:
- 06-06-2024 21:04:21
- Vice Coordenador:
- Maria da Conceição Amaral Alves
- Modalidade:
- Híbrido
- Cadastrante:
- Marcelo João Alves da silva
- Tipo de Atividade:
- Curso
- Pró-Reitoria:
- PROEX
- Período de Realização:
- 16/08/2024 - 29/11/2024
- Interinstitucional:
- Não
- Unidade(s):
- Departamento de Letras e Artes,
Resolução Consepe
054/2016
Processo SEI Bahia
Situação
Ativo
Equipe
5
Este curso visa preparar alunos portadores de diplomas de graduação e pós-graduação os quais pretendem participar de processos seletivos para Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em universidades públicas e particulares no Brasil e Exterior.
Geralmente, pensa-se que uma proposta de pesquisa científica nasce a partir de uma ideia que caprichosamente emerge da mente do pesquisador. Tais insights eventualmente acontecem, são valiosos e devem ser levados a sério e devidamente registrados. toda via, as ideias não emergem do vazio, mas respondem às análises, estudos e questionamentos acerca de um determinado problema e são influenciadas por concepções prévias e conceitos assimilados, conscientemente ou não. Aliado a isso, “uma boa ideia de pesquisa se alimenta de leituras e de teorias existentes a respeito de um campo temático e também se nutre da experiência prática” (MONTEIRO, 1995 p. 04). Para esse autor, quando se enfoca certa problemática, a intenção é responder às indagações sobre uma determinada realidade e, antes de tudo, é uma forma de interpretar o universo real.
Para sustentação do referido curso, seguem as seguintes propostas teóricas:
abordagem sobre a importância em revisar os trabalhos já existentes sobre determinado tema abordado sejam: livros, artigos, enciclopédias, monografias, dissertações, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros materiais cientificamente confiáveis. Além disso, serão abordados: Princípios e Fundamentos do Projeto Científico e Artístico (Estado da Arte); A natureza do Conhecimento Científico e Artístico, dos Métodos, da Metodologia Científica, das Técnicas de Pesquisa e Textualização; A pesquisa Qualitativa, Quantitativa e Especulativa; Apresentação e análise de tipos de projetos.
Como também, aspectos práticos da produção de um projeto de acordo com as regras da ABNT. ABNT–6022 citações diretas e indiretas 2003; NBR6023 elaboração de referências 2002; NBR 14724 fonte para o texto e referências 2003; NBR 10520 Informação e documentação – citações em documentos – apresentação 2002.
vale salientar que o referencial teórico possibilita fundamentar, dá consistência a todo o estudo. Tem a função de nortear a pesquisa, apresentando um embasamento da literatura já publicada sobre o mesmo tema, demonstrando que o pesquisador tem conhecimento suficiente em relação a pesquisas relacionadas e a tradições teóricas que circundam o estudo.
A estruturação metodológica está em consonância com o método hermenêutico-dialético que, segundo Minayo, é "capaz de dar conta de uma interpretação aproximada da realidade. Esse método coloca a fala em seu contexto para entendê-la a partir do seu interior e no campo da especificidade histórica e totalizante em que é produzida" (MINAYO, 1994, p. 231). A autora complementa que esse método pode ser considerado como um “caminho do pensamento”, um caminho de ligação entre as ciências sociais e a filosofia. “A união da hermenêutica com a dialética leva o intérprete a buscar entender o texto, a fala, o depoimento como o resultado de um processo social e processo de conhecimento, ambos frutos de múltiplas determinações, mas com significados específicos” (MINAYO, 1999 p. 218).
Para Lakatos e Marconi (2003), o tema de uma pesquisa para o pesquisador é um conteúdo que se deseja provar ou desenvolver, “é uma dificuldade, ainda sem solução, que é mister determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame, avaliação crítica e solução (ASTI VERA, 1976, p. 97), que na opinião de Lakatos e Marconi significa enunciar um problema, isto é, determinar o objetivo central da indagação (LAKATOS E MARCONI, 2003, p.126). Entretanto, sabe-se que o assunto de uma pesquisa é uma proposição alargada, e a compilação de conteúdos relativos ao problema é mais especifica, que aponta exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver.
Dentro desse contexto, para facilitar a construção do projeto de pesquisa recorre-se aos procedimentos técnicos e operacionais; o curso inclui os seguintes itens: levantamento e fichamento bibliográfico das teorias relacionadas aos projetos escolhidos pelos discentes; levantamento e seleção dos registros de natureza fotográfico-cartográfico, montagens de um sky-lines, entre outros.
Enfatiza-se que os dados colhidos pelos discentes serão construídos no decorrer do curso, havendo interferência direta do pesquisador com direcionamento do orientador na construção do conhecimento. Nesse percurso, faz-se necessário traçar um caminho que facilite a construção e, posteriormente, a conclusão do referido projeto. Dessa forma, as técnicas empregadas estão fundamentadas na observação do registro fotográfico em documentos de acervo de fotografias, jornais, revistas, monografias, dissertações, teses, instalações artísticas, entrevistas, livros, sites e vídeos, entrevistas estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas dentre outros.
A partir dos estudos e das orientações em sala de aula acerca de metodologias de pesquisa, os alunos deverão elaborar o projeto e apresentar ao professor em datas a serem definidas com a turma, cada etapa de desenvolvimento e de conclusão do projeto de pesquisa.
Orientar profissionais de qualquer área do conhecimento a construir projetos de pesquisa, para participar de seleções de Especialização, Mestrado e Doutorado.
Identificar as dificuldades na encontradas na elaboração do projeto de pesquisa;
Estudar teóricos voltados para pesquisa científica;
Auxiliar na organização do pensamento científico;
Auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa.
Nos editais das seleções de Programas de Pós-Graduação em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado, especifica-se que no ato da inscrição o candidato deve apresentar juntamente com a documentação exigida a cópia do pré-projeto de pesquisa como um dos requisitos básicos para concorrer ao processo seletivo. Diante dessa problemática, torna-se pertinente que o candidato interessado em dar andamento a sua vida acadêmica, esteja habilitado a construir o projeto, qual será um instrumento de direção da pesquisa. Portanto, torna-se imprescindível a elaboração prévia do pré-projeto de pesquisa para não ser excluído do processo. Dentro desse contexto, o curso visa nortear alunos portadores de diplomas de graduação e pós-graduação, os quais pretendem participar dos referidos processos seletivos em universidades públicas e particulares no Brasil e Exterior.
Histórico de movimentação
06-06-2024 21:04:21
Criação da proposta
20-06-2024 14:29:33
Parecer da Câmara de Extensão
Curso aprovado pela Câmara de Extensão.
20-06-2024 14:28:17
Em Análise
Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
20-06-2024 14:29:33
Aprovado
Curso aprovado pela Câmara de Extensão.
20-06-2024 14:30:17
Ativo
Curso ativo.