Software para Visualização do Efetivo em Operações nas Bases do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia #33

Coordenador:
Cláudio Eduardo Góes
Data Cadastro:
11-04-2023 11:43:19
Vice Coordenador:
Pamela Michele Candida Cortez
Modalidade:
Híbrido
Cadastrante:
Cláudio Eduardo Góes
Tipo de Atividade:
Projeto
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
09/03/2023 - 06/12/2024
Interinstitucional:
Sim (CBMBA)
Unidade(s):
Área de Informática,

Resolução Consepe 005/2023
Processo SEI Bahia 07134802022000198053
Situação Ativo
Equipe 4

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) conta com 20 unidades operacionais distribuídas no estado. Algumas dessas bases tem ainda um ou mais subgrupamentos, como é o caso de Feira de Santana (2o Grupamento de Bombeiros Militar), onde Ten. Cel. BM. Adriano Oliveira Bertolino é também responsável pela base de Cachoeira. Os comandantes precisam estar cientes sobre a alocação de especialistas e equipamentos ao redor do estado, tanto para planejamento quanto para o acompanhamento das ações realizadas pelacorporação. Atualmente, esse conhecimento se encontra distribuído em dados presentes em planilhas eletrônicas do software Microsoft Excel e formulários Web do Google Sheets. Este projeto visa construir um software em formato de sistema Web, possibilitando que cada base operacional informe a alocação do seu efetivo, para que os comandantes possam obter todas as informações necessárias de forma rápida através de consultas que estarão disponíveis no sistema. O sistema será construído em constante comunicação com os clientes. O comandante que solicitou esta solução irá disponibilizar um grupo de especialistas do CBMBA para direcionar a construção e acompanhar o projeto durante todas as etapas de desenvolvimento do software. Deste modo, equívocos no entendimento das necessidades do cliente serão prontamente corrigidos, de forma que o resultado final atenda plenamente aos requisitos.
Leite (2004) afirma que o uso de Tecnologia de Informação (TI) é influenciado sobretudo pela necessidade de: mecanização, redução de perdas, expansão operacional, melhorias no processo decisório, ou maior competitividade. Segundo Gordon & Gordon (2006), a gestão do conhecimento envolve armazenar dados sistematicamente, possibilitando a geração de conhecimento, que deve ser compartilhado dentro da empresa de forma a apoiar a tomada de decisão. Este Projeto de Extensão em TI se situa no campo da Gestão do Conhecimento e visa possibilitar melhorias no processo decisório dos comandantes do CBMBA. Neste projeto, desenvolveremos um sistema responsável por armazenar dados de operações em todo o estado, obtidos de forma distribuída. Esses dados gerarão informações para os comandantes da Instituição. Para maior produtividade e segurança, empregaremos o full-stack framework Django (Vincent 2020), que segue o padrão Model-View-Template, como mostra a Figura 1. Template se refere à parte estática (front-end), construída em HyperText Markup Language (HTML), Cascading Style Sheets (CSS) e JavaScript. Os dados a serem exibidos pelos templates são dinamicamente atualizados pelo View, de acordo com a requisição (URLS). Os dados são manipulados pelo Model. Django ainda conta com um ORM (Object–relational mapping), para facilitar a manipulação dos dados armazenados no Banco de Dados.
Para o desenvolvimento de aplicações com alta performance e com produtividade para os desenvolvedores, é indispensável o uso de frameworks. Por escolha dos estudantes, o sistema será desenvolvido utilizando-se o framework Django2. Django já conta com um ORM (Object Relational Mapper) para facilitar consultas ao banco de dados pela aplicação. Os três estudantes que atuarão neste projeto estão cursando as disciplinas do 3o semestre do curso de Engenharia de Computação. Em especial, no semestre corrente, estão dedicados a aprender os conceitos de Programação Orientada a Objetos na disciplina EXA 805 Algoritmos e Programação II. Ao iniciar o projeto, irão estudar Banco de Dados (ainda que anteriormente à disciplina EXA 810), visto que o sistema a ser desenvolvido exige o armazenamento de diversos dados, possibilitando assim, consultas e geração de relatórios. A modelagem do banco de dados será realizada pela coordenadora do projeto em reunião presencial com os estudantes. Para o controle de versões, utilizaremos o GitHub 3. A execução de testes perpassará todas as fases de desenvolvimento de software, desde o princípio. Ao final do desenvolvimento, mais uma fase de testes será executada para assegurar a performance e segurança do sistema. Também contaremos com o auxílio de um colaborador externo nos testes de software para avaliar, sobretudo, o cumprimento dos requisitos do sistema e sugerir melhorias e alterações necessárias para que o sistema seja perfeitamente adequado às necessidades da corporação. Através de reuniões periódicas, o desenvolvimento do software irá se adequando às sugestões dos clientes. Após entrega do sistema Web, os orientandos permanecerão à disposição dos clientes por mais quatro meses, resolvendo eventuais bugs (erros ou falhas que ocorrem em um programa de computador) não detectados na fase de testes e auxiliando a equipe de TI da corporação na elaboração de um manual de usuário a ser disponibilizado a todos os usuários.
Desejamos garantir o cadastro do efetivo e equipamentos utilizados nas operações do CBMBA através de um sistema mais robusto, e não apenas através de planilhas de Excel ou formulários do Google, como é a realidade atual. Esperamos que esse sistema facilitará o registro dos dados e a geração de relatórios, disponibilizando mais informações aos tomadores de decisão (comandantes do CBMBA). O objetivo maior de um projeto de extensão é beneficiar a comunidade externa empregando o conhecimento adquirido por nossos estudantes na otimização das funções desempenhadas pelos mais diversos setores da sociedade. Esse problema que a comunidade nos apresenta é o desafio que faltava para uma formação ainda mais completa desses futuros engenheiros da computação. O desenvolvimento de software é formativo, exigindo que o aluno se aprofunde em diversas áreas do conhecimento, enquanto contribui com a sociedade ao entregar uma ferramenta que facilitará o trabalho de análise dos comandantes do CBMBA.
Dados disponibilizados em planilhas precisam ser estudados para que se tornem informação útil. É objetivo da Tecnologia da Informação (TI) disponibilizar informações com base nos dados obtidos de forma que tomadores de decisão possam desempenhar suas funções de forma eficiente. Este sistema foi solicitado pelos clientes, pois desejam obter informações de forma mais rápida e precisa, visando aprimorar continuamente o desempenho das atividades do CBMBA. Essa oportunidade é valiosa sobretudo aos estudantes envolvidos, que adquirem experiência em todas as etapas de desenvolvimento de software durante sua formação, desde a fase de levantamento e análise de requisitos (através de reuniões periódicas com o CBMBA), desenvolvimento do software, até a fase de manutenção, após a entrega do sistema Web com toda a documentação devida e treinamento dos usuários. Além da experiência, os estudantes ganham em motivação para o estudo. Para o bom andamento do projeto, os alunos deverão se dedicar sobretudo ao estudo das disciplinas: EXA 805 Algoritmos e Programação II, EXA 809 Engenharia de Software e EXA 810 Banco de Dados.
Devido ao alto custo e as dificuldades inerentes de comunicação entre clientes e desenvolvedores, muitas instituições ainda contam com soluções defasadas quanto à informatização dos dados. Informações que deveriam ser obtidas facilmente através de consultas a um sistema, estão dispersas em planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, Google Sheets ou em controles manuscritos. A cooperação entre universidade e demais entidades públicas pode gerar um enorme ganho para a formação dos estudantes ao mesmo tempo que fornece ferramentas que possibilitarão melhorias no dia-a-dia dos profissionais que as utilizarão. Este projeto já é o segundo entre o CBMBA e a UEFS visando o desenvolvimento de software. Para que os dados possam ser inseridos pelo oficial responsável por cada base operacional, será desenvolvido um sistema Web para cadastro dos bombeiros e equipamentos alocados a cada operação. O preenchimento será tão rápido e simples quanto um formulário do Google Forms, mas possibilitando obter muito mais informações através do cadastro prévio dos bombeiros e equipamentos alocados em cada base operacional. Todo bombeiro com permissão prévia aprovada no sistema por seu comandante, poderá consultar o andamento das operações, incluindo especialistas e equipamentos que foram necessários, possibilitando melhor planejamento futuro das aquisições necessárias ao bom desempenho de toda a Instituição.

Histórico de movimentação
11-04-2023 11:43:19

Criação da proposta

12-04-2023 08:49:27

Parecer da Câmara de Extensão

Projeto aprovado
11-04-2023 20:06:02

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
12-04-2023 08:49:27

Aprovado

Projeto aprovado
12-04-2023 08:49:45

Ativo

Projeto habilitado para pedido de bolsa
v1.4.12
SISTEX - Desenvolvido pela Assessoria Especial de Informática - AEI e Sustentado pelo Escritório de Projetos e Processos - EPP