Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais (Performa) #41
- Coordenador:
- Simone marques braga
- Data Cadastro:
- 12-04-2023 11:45:38
- Vice Coordenador:
- -
- Modalidade:
- Híbrido
- Cadastrante:
- Simone Marques Braga
- Tipo de Atividade:
- Programa
- Pró-Reitoria:
- PROEX
- Período de Realização:
- Indeterminado
- Interinstitucional:
- Não
- Unidade(s):
- Departamento de Letras e Artes,
Resolução Consepe
26/2019
Processo SEI Bahia
0000000000000
Situação
Ativo
Equipe
15
A presente proposta apresenta a criação de uma ação de extensão que tem como principal objetivo oportunizar espaços para o desenvolvimento da performance artística para a comunidade universitária e externa local. Para um professor de música a prática musical é uma das ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem em música, enquanto que para um aprendiz/estudante das diversas modalidades de ensino musicais, a performance oportunizará o seu aprimoramento. Assim, o programa pretende promover performances e atividades pedagógicas musicais que possam reunir diversos participantes, desde os estudantes de outros programas e projetos musicais em caráter extensionista da UEFS, como estudantes, professores de música e demais pessoas provenientes da comunidade externa. As suas ações serão desenvolvidas a partir de dois eixos, quais sejam: 1) atividades de caráter formativo, voltadas para a formação inicial e continuada de professores de música; 2) atividades que fomentem performances musicais. Durante o desenvolvimento do programa pretende-se desenvolver diferentes instrumentos avaliativos para que se verifiquem diferentes aspectos, intrínsecos a realização do mesmo. Dentre os resultados esperados, pretende-se fomentar e incentivar a prática musical local, consolidar a música no campus, contribuir com a formação de professores de música, divulgar o nome da UEFS através das ações promovidas pelo programa e socializar as ações desenvolvidas em eventos acadêmicos.
Discussões e reflexões acerca das habilidades e competências necessárias para a formação de professores de música sempre estiveram presentes na área de Educação Musical. De acordo com Queiroz e Marinho (2009) a formação inicial de professores de música deve emergir competências aos quais possibilitem que os egressos dos cursos de licenciatura em música lidem tanto com conteúdos específicos da(s) música(s) quanto com dimensões metodológicas fundamentais para trabalhá-las na realidade educacional do país. Segundo Bellochio (2003) para a atuação na escola devem ser contempladas especificidades de conhecimento musical e de conhecimento pedagógico, além da compreensão da educação e de seus constituintes psicológicos, filosóficos, antropológicos, sociológicos e pedagógicos. Em concordância com esta amplitude de conhecimentos, Penna (2007) considera que a formação não deva esgotar em conhecimentos da linguagem musical. A autora defende ser indispensável uma perspectiva pedagógica que permita a compreensão da especificidade do contexto educativo ao possibilitar a construção de alternativas metodológicas. Desta forma, os conhecimentos necessários para o professor de música na escola devem envolver vários campos de conhecimento de ordem teórico musical, pedagógico, filosófico, antropológico, psicológico, sociológico, entre outros. Neste sentido, os conhecimentos performáticos musicais também devem ser considerados. Segundo Kleber (2011, s/p) “a Performance Musical é essencial para se ensinar música. O processo pedagógico musical se dá na e pela performance musical”. Neste sentido, em cursos de formação inicial de professores, Albino e Lima (2008) afirmam ser necessário desenvolver uma formação instrumental mais sólida em detrimento a formação pedagógica, afinal, antes de professores, somos músicos. Sendo assim, tão importante quanto promover estratégias que fomentem a prática musical no curso, é também relevante conscientizar os licenciandos das possibilidades didáticas que poderão ser exploradas a partir da performance musical, sendo importante também instigá-los a produzirem performances. Assim, o programa oportunizará espaço para a performance entre os estudantes do curso de música, além de também oportunizar a acessibilidade deste espaço por parte da comunidade externa, representada por estudantes de diversos contextos educacionais, incluindo outros programas e projetos de extensão da UEFS, também para músicos locais, pois muitas vezes falta espaço para aprimorar a prática desenvolvida em aula ou estudos individuais. É discutido e sabido que as práticas instrumentais e o exercício de tocar colaboram significativamente para o desenvolvimento de habilidades musicais e da liberdade de expressão musical (SWANWICK, 2003). Dessa forma, por meio da extensão é que serão promovidas ações que possam transformar a relação da comunidade local com a arte/música, visto que a ação extensionista se baseia na articulação universidade-comunidade (FORPROEX, 2010).
As ações desenvolvidas serão organizadas em dois eixos, quais sejam: 1) Atividades de caráter formativo, voltadas para a formação inicial e continuada de professores de música, atuantes no contexto escolar ou espaços educacionais para o ensino de instrumentos musicais; 2) Atividades que fomentem performances musicais tanto no âmbito universitário como em outros espaços culturais locais. As performances oportunizarão o diálogo do programa com outros setores no âmbito da UEFS (programas e projetos de extensão, Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), Biblioteca Central, entre outros) e com diversos setores da comunidade local. Os eixos manterão constante diálogo, por entender que é através da formação inicial e continuada de professores de música que a prática artística/perfomance é fomentada amplamente, ao contribuir para o surgimento de artistas locais. Os eventos de formação ocorrerão semestralmente, diferente dos eventos performáticos que ocorrerão mensalmente. Sobre esses eventos serão promovidos ensaios e atividades diversas para os participantes a exemplo de workshop, oficinas, masterclass, entre outros.
- Oportunizar espaços para o desenvolvimento da performance artística para a comunidade universitária e externa
- Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências musicais entre os participantes; - Promover atividades voltadas para estudantes de música e demais artes; - Promover atividades voltadas para a formação inicial e continuada de professores de instrumentos musicais; - Oportunizar espaço para a performance musical para os participantes de outros programas e projetos de extensão da UEFS da área de música; - Possibilitar a interação entre a comunidade do curso de Licenciatura em Música da UEFS (Licemus) com outros músicos e artistas locais; - Fomentar pesquisas e produções científicas tendo como objeto de investigação a performance; - Fomentar discussão acerca de temáticas significativas no Grupo Estudos Contemporâneos em Música como análise e discussão da performance e suas influências no ensino de música e na formação de professores da área; discussão sobre diferentes propostas performáticas; - Promover diálogo através de ações conjuntas com componentes curriculares e atividades relacionadas a performance vinculadas ao Licemus; - Difundir as ações desenvolvidas pelo Licemus para a comunidade universitária e externa; - Oportunizar o desenvolvimento de habilidades relacionadas a gestão de performances artísticas; - Promover propostas performáticas em que a música dialogue com outras linguagens artísticas.
A proposta deste programa tem como principal justificativa oportunizar espaço para que os estudantes do curso de Licenciatura em Música da UEFS e estudantes, professores da área, músicos e demais interessados pertencentes à comunidade externa local possam potencializar o fazer musical por meio da performance. Para um professor de música a prática musical é uma das ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem em música. Enquanto que para um aprendiz/estudante a performance oportunizará o seu aprimoramento. Assim, o programa pretende promover performances que reúnam diversos participantes, desde os estudantes de outros programas e projetos musicais em caráter extensionista da UEFS, como pessoas provenientes da comunidade externa. Dessa forma, essa acessibilidade ao fazer musical caracteriza o programa como um centro de fomento a prática artística na comunidade local. Vale destacar que esse fomento também irá perpassar pela formação continuada de professores de música da comunidade local, pois através da Educação Musical a prática instrumental e prática performática poderão ser ampliadas e consolidadas.
Histórico de movimentação
12-04-2023 11:45:38
Criação da proposta
15-04-2023 12:05:59
Parecer da Câmara de Extensão
Programa aprovado
15-04-2023 11:21:44
Em Análise
Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
15-04-2023 12:05:59
Aprovado
Programa aprovado
15-04-2023 12:06:42
Ativo
Habilitado para pedido de bolsa