Programa Laboratório de Comunidade - PROLAC #43

Coordenador:
Ana Luiza Sarno Castro
Data Cadastro:
12-04-2023 18:41:45
Vice Coordenador:
Técia Daltro Borges
Modalidade:
Presencial
Cadastrante:
Ana Luiza Sarno Castro
Tipo de Atividade:
Programa
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
Indeterminado
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Departamento de Saúde,

Resolução Consepe 93/2009
Processo SEI Bahia 0000000000000
Situação Ativo
Equipe 17

O Programa Laboratório de Comunidade - PROLAC é um Programa de Extensão Universitária da Área de Saúde Coletiva do Curso de Odontologia do Departamento de Saúde, institucionalizado através da Resolução CONSEPE Nº 093/2009, datada de 11 de agosto de 2009. O PROLAC desde 2009 atua com os acadêmicos de Odontologia e a comuninada de Feira de Santana promovendo uma nova forma de trabalhar educação em saúde bucal. A partir das práticas realizadas os discentes passam a vislumbrar caminhos e cenários de atuação capazes de renovar o exercício do processo educativo em saúde, tendo em vista a superação de práticas pontuais e lineares de cuidado. A atividade visa também realizar a sensibilização dos estudantes e profissionais de saúde da microrregião de Feira de Santana, acerca da importância da atenção à saúde bucal na qualidade de vida e promoção da saúde.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (SB Brasil 2010), o índice de dentes decíduos cariados, com extração indicada, perdidos devido à cárie ou obturados (ceo-d) das crianças brasileiras na faixa etária dos cinco anos de idade, corresponde em média, ao índice de 2,43 dentes com experiência de cárie, onde o componente cariado reflete cerca de 80% desse indicador. Existem importantes diferenças regionais, pois as médias do índice ceo-d são mais elevadas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste em comparação com as demais regiões do país. Esse índice é mais alto, em geral, nos municípios do interior de cada região quando comparados às suas capitais (BRASIL, 2012). Os resultados do SB Brasil 2010 revelam a necessidade da educação continuada em saúde bucal. A faixa etária de cinco anos, apresenta uma alta prevalência do componente cariado no índice ceo-d, o que demonstra a urgência da mudança dessa realidade e leva aos seguintes questionamentos: Qual o acesso das crianças em período escolar a educação em saúde bucal? Com qual frequência ocorrem essas orientações? Quem é o responsável por esse conteúdo? Esse educador é capacitado para tal função? Qual o hábito de higiene bucal dos educadores e das crianças? Como as informações sobre saúde bucal dos escolares têm alcançado seus pais e familiares? Garbin CAS, et al. (2012) em estudo realizado sobre o conhecimento em saúde bucal por concluintes de Pedagogia da cidade de Araçatuba em São Paulo, observou que: 90,2% dos entrevistados afirmavam que o tema saúde bucal deve ser abordada na escola; 86,8% consideravam que o professor deve atuar como um educador em saúde bucal; e 93,5% concordavam que é importante a realização de Programas de Saúde Bucal nas escolas. No entanto, a maioria respondeu que não recebeu orientações sobre como abordar temas relacionados à saúde bucal. Aragão AKR, et al. (2010) em sua pesquisa sobre o conhecimento dos professores das creches municipais de João Pessoa, relatou que poucos professores citaram a participação das escolas como fonte de informações sobre odontologia preventiva. Além disso, os dados demonstraram que, durante a formação docente, não houve por parte de suas instituições de graduação, orientações sobre saúde bucal voltadas para o ensino e para as metodologias que devem ser aplicadas durante as aulas. Assim também acontece nas unidades básicas de saúde quando os agentes comunitários, dentistas, Auxiliar de consultório e Técnico de Higiene Oral não valorizam a educação em saúde, que poderia reduzir os índices de cárie da nossa população.
Diversas formas de atuar em educação em saúde serão realizadas como as descritas abaixo: Informar e esclarecer a comunidade sobre a importância da saúde bucal, de acordo com diversas linhas de cuidado, através de palestras e distribuição de material informativo de forma virtual e presencial. Contribuir para a socialização do conhecimento em educação e saúde promovendo a formação de agentes multiplicadores deste conhecimento através de metodologias ativas de aprendizagem como por exemplo sala de aula invertida e entrevista motivacional. Promover a educação continuada de profissionais auxiliares da Estratégia Saúde da Família (Agentes Comunitários de Saúde -ACS) e Auxiliares de Saúde Bucal - ASB) e da comunidade acadêmica. Os bolsistas realizarão pesquisas bibliográficas através da busca por artigos nas bases de dados eletrônicos como PubMed, Lilacs, BIREME, SciELO e Google Scholar, e utilizarão livros como referências complementares acerca do temas que serão abordados. Após a busca, leitura completa e seleção dos artigos, serão produzidos materiais educativos e artigos científicos. Dessa forma, os bolsistas terão um sólido embasamento científico para atuar em educação em saúde. Os materiais elaborados, como o e-Book, cartilhas, guias, folders, flashcards e podcasts serão amplamente divulgados através das redes sociais do PROLAC e serão disponibilizados para download pela comunidade através da Plataforma Google Drive. A produção do PROLAC será também distribuída presencialmente para atender diversas instituições e comunidades da cidade de Feira de Santana. Serão organizados eventos presenciais e virtuais sobre a importância da saúde bucal visando alcançar uma maior quantidade de pessoas.
Promover o conhecimento sobre saúde bucal coletiva mais aprofundado dentro das linhas do cuidado possibilitando aos estagiários meios operacionais para atuar como agentes multiplicadores do conhecimento visando a promoção de boas condições de saúde da população.
Informar e esclarecer a comunidade sobre a importância da saúde bucal, através de palestras e distribuição de material informativo Motivar e orientar a clientela alvo sobre a correta higiene bucal e procedimentos preventivos necessários Realizar o levantamento epidemiológico das doenças Cárie e Periodontal Proceder a referência e contrareferência da assistência odontológica nas Unidades de Saúde Contribuir para a socialização do conhecimento em educação e saúde promovendo a formação de agentes multiplicadores deste conhecimento Promover a educação continuada de profissionais auxiliares da Estratégia Saúde da Família (Agentes Comunitários de Saúde -ACS) e Auxiliares de Saúde Bucal - ASB)
Motivar e orientar a comunidade sobre a correta higiene bucal e sobre os procedimentos preventivos necessários para evitar diversas doenças bucais e estimular o empoderamento da população no seu auto cuidado de saúde. Formar Cirurgiões Dentistas preparados para atuar no SUS com educação em Saúde.

Histórico de movimentação
12-04-2023 18:41:45

Criação da proposta

15-04-2023 12:08:00

Parecer da Câmara de Extensão

Programa aprovado
15-04-2023 11:38:33

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
15-04-2023 12:08:00

Aprovado

Programa aprovado
15-04-2023 12:08:29

Ativo

Habilitado para pedido de bolsa extensão
v1.4.12
SISTEX - Desenvolvido pela Assessoria Especial de Informática - AEI e Sustentado pelo Escritório de Projetos e Processos - EPP