Educação Não-formal no Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira De Santana: Divulgação e Popularização do Conhecimento Científico Zoológico #57

Coordenador:
Ana Cerilza Santana Melo
Data Cadastro:
14-04-2023 09:25:13
Vice Coordenador:
-
Modalidade:
Presencial
Cadastrante:
Eraldo Medeiros Costa Neto
Tipo de Atividade:
Programa
Pró-Reitoria:
PROEX
Período de Realização:
Indeterminado
Interinstitucional:
Não
Unidade(s):
Museu de Zoologia,

Resolução Consepe 72/2014
Processo SEI Bahia 00000000000000000
Situação Ativo
Equipe 27

Os Museus de Zoologia, dentro da proposta de ensino de ciências em espaços não formais, destacam-se como ambientes expositivos de divulgação científica. Segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museu é conceituado como instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público e que adquire, conserva, conserva, investiga, difundi e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno para educação e o deleite da sociedade. O significado de museu, para a maioria dos professores e alunos, ainda permanece como sendo "um local onde se guarda coisas antigas", o0nde o patromônio cultural é compreendido como algo que se esgota no passadp, cabendo aos sujeitos sociais, contemplá-lo de maneira passiva, sem nenhuma relação com a vida no presente (Santos, 2001). O Museu de Zoologia da UEFS é o ente que aproxima o visitante do conhecimento da biodiversidade animal, de forma a torná-la acessível ao público em geral.
Na educação não formal, o processo de interação fundamental é o sociocultural. Os Sujeitos, em muitas ocasiões, não têm consciência de que estão participando de um processo educativo, no qual ensino e aprendizagem ocorrem espontâneamente (Rocha & Garcia, 2008). Marandino (2001) ressalta que ambientes de ensino não formal podem abrir espaços para a participação de alunos que geralmente não se manifestam na sala de aula e, dessa forma, oferecem oportunidade para os outros conteúdos, além dos formais possam surgir e ganhar legitimidade. Uma das caracteristicas da educação não formal, de acordo com Gadotti (2005), é a sua flexibilidade tanto em relação ao tempo quanto a criação e recriação de seus múltiplos espaços.. Os ambientes escolares afastam-se dos interesses da criança por serem limitativos, artificiais e descontextualizados (Chagas,01993). é nesse ponto que se destaca a importância do ensino não formal como mecanismo auxiliar das desigualdades, tornando os conhecimentos tecnológicos e científicos acessíveis a todos. ´enotório o eucesso dos museus junto ao público visitante, sendo crescente o número de análises que os consideram espaços dinâmicos e criadores de narrativas culturais múltiplas, capazes de atenderem a um público cada vez mais diferenciado e amplo (MacDonald, apud Falcão, 2009)
São desenvolvidas atividades de pesquisa de público, agendamento prévio de visitas, recepção do grupo visitante, roteiro sequenciado de visitação. As estratégias expositivas serão determinadas pela concepção da exposição que deverá ser elaborada pela equipe executora e desenvolvida com adequada programação visual. Os recursos utilizados deverão favorecer a mediação enre os conteúdos expostos e o público, assim como imagem, cores, formas e detalhes do acervo expositivo, procurando dessa forma estabelecer a comunicação com o público.
Popularizar o conhecimento científico zoológico
1. Ampliar o acervo da coleção didática do Museu de Zoologia da UEFS, visando facilitar a compreensão dos conteúdos ministrados nas matérias Ciências e Biologia na região. 2. Mediar visitas em todos os níveis escolares de Feira de Santana e região. Produzir material didático, sobre o desenvolvimento embrionário, para serem utilizados nos projetos de extensão da UEFS na área do ensino de Zoologia recebe de várias unidades escolares para seus laboratórios, feiras de Ciências e outros. 3. Atender aos constantes pedidos de empréstimos de material didático que a DEADD recebe de várias unidades escolares para seus laboratórios, feiras de Ciências e outros. 4. Promover eventos visando a socialização dos materiais produzidos. 5. Divulgar os diversos métodos alternativos ao uso de animais no ensino da Embriologia Animal e Humana, Ciências e Biologia. 6. Envolver estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas e Odontologia ematividade de extensão, na área de educação.
Os Museus de Zoologia, dentro da proposta de ensino de ciências em espaços não formais, destacam-se como ambientes expositivos de divulgação científica. Segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museu é conceituado como instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público e que adquire, conserva, conserva, investiga, difundi e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno para educação e o deleite da sociedade. O significado de museu, para a maioria dos professores e alunos, ainda permanece como sendo "um local onde se guarda coisas antigas", o0nde o patromônio cultural é compreendido como algo que se esgota no passadp, cabendo aos sujeitos sociais, contemplá-lo de maneira passiva, sem nenhuma relação com a vida no presente (Santos, 2001). O Museu de Zoologia da UEFS é o ente que aproxima o visitante do conhecimento da biodiversidade animal, de forma a torná-la acessível ao público em geral. Para viabilizar condições para o estreitamento das relações entre aprendizagem formal realizada na sala de aula e a aprendizagem não formal desenvolvida em museus, é necessário que haja entendimento sobre o processo museal e suas consequências para o público, respondendo questões como: Quais fatores influenciam na aprendizagem nos museus? Que tipo de experiências são vividas pelos visitantes nesses ambientes? Quais os impactos da visita ao museu processo de ensino-aprendizagem nos vários níveis escolares? Responder a essas perguntas justifica a relevância do referido Programa de extensão.

Histórico de movimentação
14-04-2023 09:25:13

Criação da proposta

14-04-2023 10:45:27

Parecer da Câmara de Extensão

Programa aprovado
14-04-2023 10:40:51

Em Análise

Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
14-04-2023 10:45:27

Aprovado

Programa aprovado
14-04-2023 10:45:51

Ativo

Habilitado para pedido de bolsa extensão
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