Prevenção às Hepatites Virais e outras Doenças Imunopreviníveis (Vacinação Contra Hepatite B) #77
- Coordenador:
- ERENILDE MARQUES DE CERQUEIRA
- Data Cadastro:
- 16-04-2023 18:30:51
- Vice Coordenador:
- Maricelia Maia de Lima
- Modalidade:
- Presencial
- Cadastrante:
- Erenilde Marques de Cerqueira
- Tipo de Atividade:
- Programa
- Pró-Reitoria:
- PROEX
- Período de Realização:
- 16/04/2023 - 16/12/2023
- Interinstitucional:
- Não
- Unidade(s):
- Área de Enfermagem,
Resolução Consepe
25/1995
Processo SEI Bahia
0000000000000
Situação
Ativo
Equipe
5
Inicialmente intitulado "Programa de Vacinação contra a Hepatite B", foi implantado em junho de 1995 através da Resolução Consepe nº 25/1995. Foram realizadas diversas campanhas de vacinação e de educação em saúde para o público alvo. Mais tarde , por conta da situação epidemiológica (pandemia da Influenza H1N1 em 2009), houve a necessidade de se ampliar o escopo de vacinas. Atualmente o Programa denomina-se "Prevenção das Hepatites Virais e outras doenças imunopreveníveis" . Neste sentido, o referido programa realiza ações de promoção da saúde e prevenção das doenças evitáveis por vacinação, incluindo mais recentemente, a COVID-19.
Epidemiologia e Aspectos clínicos das Hepatites Virais; Vigilância Epidemiológica das doenças evitáveis por vacinas.
O Programa de Vacinação contra hepatite B (PVCHB) foi implantado em junho de 1995 através da Resolução Consepe 25/95, desde então são realizadas campanhas de vacinação semestralmente contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância epidemiológica de Feira de Santana – BA. As campanhas de vacinação contra Hepatite B são realizadas de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, esquema de três doses. Em muitas destas campanhas a abertura se dá através de palestras com temáticas sobre a Hepatite B ministradas por palestrantes convidados, com o objetivo não apenas vacinar os grupos vulneráveis selecionados pelo PVCHB, mas também possibilita o conhecimento sobre os aspectos pertinentes relacionados a Hepatite B e, permitem a sensibilização quanto a vacinação e prevenção. Frisa-se a participação e apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) através da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Saúde (DSAU), Laboratório de Enfermagem (Labenf) e do Colegiado do Curso de Enfermagem que possibilitam o êxito do PVCHB. O Programa funciona no MT 64 situado no modulo VI do campus da UEFS e para melhor desenvolvimento das atividades dispõe de recursos mateirias e respaldo de redes e instituições relacionadas com o tema. Os registros das doses aplicadas serão feitos através dos instrumentos preconizados pelo Ministério da Saúde e pelo sistema de informação e registros das campanhas de vacinação contra hepatite B normatizada pelo Programa da UEFS. Será realizada a avaliação dos resultados quantitativamente através do número de participantes do evento e percentual de doses e vacinas admnistradas no público-alvo da campanha.
Prevenir a ocorrência da Hepatite B e outras doenças imunopreveníveis entre a população alvo (comunidade da UEFS, policiais militares, profissionais de salões de beleza, profissionais do sexo e funcionários da empresa de limpeza pública Sustentare) no município de Feira de Santana – BA.
Realizar ações educativas sobre prevenção das hepatite virais, sobretudo aquelas transmitidas pelos VHA, VHB e VHC, e sobre outras doenças imunopreveníveis enfatizando a importância da vacinação. Realizar as campanhas de vacinação contra hepatite B e demais doenças imunopreveníveis conforme calendário de vacinação especifico para a população alvo do Programa.
Muitos trabalhadores aptos ao desempenho de suas funções mostram-se em condições de trabalho que os tornam mais vulneráveis a determinadas infecções ou, uma vez infectados, apresentam um risco aumentado de complicações, sendo assim, esses trabalhadores deverão ser objeto de considerações especiais no tocante à imunização, ações educativas para saúde e fatores que gerem adesão a esses processos. O vírus da hepatite B representa um grande risco ocupacional para os trabalhadores em geral, como para os profissionais e estudantes da área de saúde, haja vista que o desenvolvimento das práticas, durante e após a formação profissional, exigem contato direto com sangue e secreções, importantes veículos de transmissão da doença, desde que estejam contaminados. De acordo com Araujo e Silva (2015) os profissionais de saúde possuem uma prevalência de marcadores sorológicos de hepatite B superior a da população de doadores de sangue. Yoshida (1996) complementa ao afirmar que a prevalência de marcadores sorológicos de hepatite B na população de estudantes que se iniciam na área da saúde é similar à população em geral, no entanto, a incidência tende a se elevar no decorrer do curso. Os fatores que podem ser correlacionados ao aumento da prevalência destes marcadores incluem história de hepatite, acidentes com agulha ou objetos pérfuro-cortantes, práticas traumáticas e a prevalência de soropositividade para o HbsAg na população de pacientes. Estudos comprovam que o Brasil é um dos países com maior número de casos confirmados de hepatite B, sendo que no período entre 2000 e 2009, a incidência de hepatite B no Brasil variou de 5,03 a 11,48 casos por 100.000 habitantes, sendo a faixa etária prevalente entre 40 e 59 anos de idade, no sexo masculino (SILVA; et al.,2013). Em se tratando de Feira de Santana, segundo o DATASUS, no ano de 2015 foram confirmados 53 casos de Hepatite Viral na cidade, sendo que destes casos, 28 foram de Hepatite B, demonstrando a necessidade de intervenções efetivas para a prevenção dessa doença por meio da vacinação e ações de conscientização dos grupos vulneráveis a cerca de medidas preventivas, o que torna ainda mais evidente a relevância da implantação e manutenção do Programa de Vacinação Contra Hepatite B na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.
Histórico de movimentação
16-04-2023 18:30:51
Criação da proposta
16-04-2023 19:16:02
Parecer da Câmara de Extensão
Programa aprovado
16-04-2023 18:56:40
Em Análise
Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
16-04-2023 19:16:02
Aprovado
Programa aprovado
16-04-2023 19:16:42
Ativo
Habilitado para pedido de bolsa extensão