LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DAS LICENCIATURAS (LAMULI) #85
- Coordenador:
- Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo
- Data Cadastro:
- 03-05-2023 11:05:55
- Vice Coordenador:
- -
- Modalidade:
- Presencial
- Cadastrante:
- Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo
- Tipo de Atividade:
- Programa
- Pró-Reitoria:
- PROEX
- Período de Realização:
- Indeterminado
- Interinstitucional:
- Não
- Unidade(s):
- Departamento de Educação,
Resolução Consepe
81/2022
Processo SEI Bahia
07134522022001713852
Situação
Ativo
Equipe
19
O Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (LAMULI) é um espaço de aprendizagem, onde atuam diferentes áreas do conhecimento que contemplam os cursos de Licenciatura da UEFS, que busca superar os desafios da formação de professores, colocando em prática a multidisciplinaridade e tendo como elemento integrador as diversas atividades dos temas transversais. Oriundo do Edital PRODOCENCIA/CAPES em 2008 e institucionalizado em 2010 como Projeto de Extensão (Resolução CONSEPE 128/2010), tem ações consolidadas e crescimento das ações e público atendido que justificam a presente apresentação de alteração para Programa. No LAMULI, são avaliados e reformulados materiais curriculares, pedagógicos e tecnológicos existentes e produzidas inovações educacionais baseadas nas discussões teóricas que ocorrerem nos grupos de estudo/projetos de pesquisa, alimentados principalmente pelas experiências vividas nas escolas, campo das práticas e estágios, promovendo a integração do tripé ensino, pesquisa e extensão. O projeto envolve docentes e discentes das licenciaturas e está prioritariamente vinculado a estudantes e professores da Educação Básica da Rede Pública que, por meio da participação em exposições, visitas, oficinas e minicursos, contribuem com a dinâmica das ações, promovendo a formação dos nossos licenciandos por meio da extensão. Essa perspectiva multidisciplinar caracteriza e diferencia o LAMULI, principalmente no que diz respeito à composição da equipe de professores, oriundos das diversas licenciaturas, e o torna inédito nos centros de formação de professores de Feira de Santana e região circunvizinha.
O conceito de Extensão Universitária tem evoluído significativamente nos últimos anos. Atualmente, tem se desvinculado do perfil assistencialista, de prestadora de serviço, geralmente de caráter pontual, para se aproximar do conceito de parceria. Caracteriza-se pela aproximação entre a Universidade e a Sociedade, para troca de saberes, na tentativa de não se posicionar com imposição seja nos aspectos culturais, econômicos ou sociais (FREIRE, 1983; FORPROEX 2001; SILVA, 1996). A parceria entre universidade e escola, tão comum nas práticas de ensino através dos estágios supervisionados, muitas vezes retratam essa postura "superior" da academia, no qual os estagiários se colocam como críticos da prática dos professores e como detentores da solução para os problemas da educação. A (re)construção de um novo perfil para a extensão e para a formação de professores é uma busca constante da Universidade Estadual de Feira de Santana. É inegável que as ações de extensão desempenham um papel relevante de vínculo do licenciando com a educação básica, refletindo a prática pedagógica e as dificuldades que surgem nas salas de aula do Ensino Fundamental e Médio. Essas dificuldades são de caráter teórico, metodológico, estruturais e econômico-sociais. Em virtude dessas discussões, entendemos que uma proposta que venha desencadear resultados na valorização da docência (inicial e continuada) e na educação básica deve englobar ações que atuem na minimização/superação desses obstáculos na escola. Portanto, é fundamental não perder de vista que o processo educativo é mediado pelo contexto sociocultural, pelas condições em que se efetiva o ensino-aprendizagem, pelos aspectos organizacionais e, consequentemente, pela dinâmica com que se constrói o projeto político-pedagógico e se materializam os processos de organização e gestão da educação básica. (DOURADO, 2007). Na busca dessa melhoria, há algum tempo a Universidade Estadual de Feira de Santana vem implementando ações de extensão através de programas, projetos e cursos de formação continuada para a Educação no Campo, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, acesso ao ensino superior, promoção à saúde, combate à violência, com o desenvolvimento de estudos e pesquisas que discutem o ensino, e através da participação dos docentes e discentes em grupos de pesquisa e núcleos. Deve-se ressaltar que a participação da PROEX/UEFS como parceira na implementação de políticas públicas governamentais ocorre num contexto crítico de posicionamento frente ao contexto da execução delas. Contudo, essas ações extensionistas ainda não possuíam alcance significativo na formação dos licenciandos, em virtude de dificuldades vinculadas à oferta de bolsas de extensão na instituição, o que implicava em vínculo com a escola básica geralmente de forma pontual e passageira, exceto no período dos estágios curriculares. A partir das experiências nos estágios, temos tentado desenvolver junto ao licenciando, a autonomia para a pesquisa enquanto professor, avaliando as necessidades e anseios das escolas e da comunidade onde nos inserimos. Uma das dificuldades para o desenvolvimento de outras atividades na educação básica refere-se à necessidade que nossos discentes têm de trabalhar. Isso implica diretamente na falta de disponibilidade dos discentes para investir em ações através de projetos de pesquisa e extensão, com orientação docente e acompanhamento adequado. Diante dessas avaliações é que se mostra a importância de políticas públicas que invistam em ações de ensino, pesquisa e extensão com oferta de bolsas e financiamento de materiais essenciais para execução das atividades. Entre os maiores benefícios dos programas de incentivo à licenciatura, muitos finalizados e/ou reduzidos desde 2016, está a manutenção dos licenciandos vinculados ao curso em atividade de ensino, pesquisa e extensão como bolsistas, além do impacto causado nas escolas públicas da educação básica. A atual conjuntura dos cursos de licenciatura desta Instituição favorece de forma significativa a criação e manutenção do LAMULI, pois neste momento os currículos reformulados em atendimento às legislações vigentes (CNE/CP02 de 2015, Diretrizes Curriculares de cada Licenciatura), necessitam desse espaço para atender às diversas demandas geradas principalmente pelo eixo articulador entre disciplinaridade e interdisciplinaridade; eixo articulador da formação comum com a formação específica; eixo articulador dos conhecimentos a serem ensinados e dos conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a ação educativa; eixo articulador das dimensões teóricas e práticas. Cabe aqui salientar a instituição do Novo Ensino Médio e da BNCC, que mesmo com as duras críticas que vêm recebendo de professores e pesquisadores em Educação (MACEDO, 2016; FERREIRA, 2017; FERRETI, 2017) está posto como alteração da LDB, com prazo para implantação, o que tem gerado uma demanda extra e exaustiva de trabalho para docentes do ensino médio, criando ementas de eletivas, novas propostas de ensino para adequação à carga horária, matriz curricular modificada. Esse é o contexto que os estudantes das licenciaturas irão encontrar e o LAMULI deve dialogar com esse cenário e contribuir com os professores em formação inicial e continuada no enfrentamento desse desafio. Assim o LAMULI, atuará no sentido de favorecer a articulação das dimensões geradas em torno dos eixos supracitados, como o estágio, a prática como componente curricular e formação do professor pesquisador. Em meio aos muitos desafios da formação inicial e continuada (GATTI, 2008, 2016) e nas discussões curriculares dos cursos de licenciaturas (DOURADO,2015; GATTI, 2010; ARAUJO, MUSSI e OLIVEIRA, 2019) as Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CP02/2015) para a Formação de Professores da Educação Básica aponta que, na construção dos projetos político-pedagógicos dos cursos, além da formação específica relacionada às diferentes etapas da educação básica, deve-se propiciar a inserção no debate contemporâneo mais amplo, envolvendo questões culturais, sociais, econômicas e o conhecimento sobre o desenvolvimento humano e a própria docência, contemplando, cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, adolescentes, jovens e adultos, aí incluídas as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais e as das comunidades indígenas, quilombolas, conhecimento sobre dimensão cultural, social, política e econômica da educação. É nessa perspectiva de diversidade e inclusão que o LAMULI se insere, promovendo pelo elo dos temas transversais, diversas possibilidades de multidisciplinaridade, articulando as áreas de conhecimentos e os saberes advindos da academia e da comunidade, num processo colaborativo que promove um intercâmbio entre a formação inicial dos nossos licenciandos e da formação continuada dos professores da Educação Básica. A UEFS, em sua ampla abrangência de temáticas envolvidas no âmbito da pesquisa e extensão, tem como relevo questões de meio ambiente, saúde, gênero, étnico-culturais, relações sociais, formação de professores e isto possibilita a convergência de professores e alunos de diferentes cursos de graduação, especialmente as licenciaturas, contribuindo para um importante e rico debate. Consideramos imperativo destacar que o programa contribuirá para o fortalecimento dos cursos de licenciatura bem como atingirá as escolas da rede pública de ensino que, em sua maior parte, possuem em seus quadros de professores, egressos dos cursos de licenciatura da UEFS. Pretendemos que haja um estreito relacionamento da universidade com as escolas e que estas não sejam, apenas, receptoras de licenciandos no momento do estágio supervisionado, mas que possam estabelecer conexões entre a formação inicial e continuada. Nossa expectativa é de que as ações extensionistas possibilitem uma consolidação da discussão dos temas transversais; a integração dos cursos de licenciatura, fortalecendo a inter e multidisciplinaridade; o fortalecimento das parcerias entre a universidade e as escolas e destas com a comunidade circunvizinha e a elaboração de materiais pedagógicos que contribuam para ações inovadoras nas escolas da educação básica.
A intenção de "fortalecer a licenciatura" pode ser encarada de diversas maneiras, mas, no LAMULI priorizamos um conjunto de atividades ministradas por professores do Departamento de Educação, como seminários, palestras, oficinas e minicursos que ampliam, diversificam, potencializam uma multiplicidade de temas que extrapolam aqueles que, geralmente, são abordados em sala de aula. A ideia de promover essa "diferença" se atribui ao fato de escaparmos dos conteúdos "clássicos" das disciplinas dos cursos. Através do convite de professores universitários que falam de suas pesquisas, projetos de extensão, ideias recentes e que eles queriam compartilhar com os licenciandos e professores da educação básica, promovemos o debate e a interlocução com temas atuais na área de ensino. Entendemos nesse sentido, que ao trazer os professores da educação básica para essas atividades estamos contribuindo para sua qualificação, mas, principalmente para a formação dos licenciandos que serão recebidos por estes professores nos períodos de estágio. Atualmente, o projeto LAMULI conta com três bolsistas e realiza ações semanais de atendimento a discentes das licenciaturas para discussão e produção de materiais educativos, com empréstimo dos materiais já existentes no espaço, exposições físicas e virtuais, realização e apoio em eventos, promoção de oficinas e minicursos para professores e estudantes das licenciaturas e da educação básica. Ressalta-se ainda que, no período da pandemia, as atividades foram mantidas com a elaboração e publicação de materiais nas redes sociais, eventos virtuais, oficinas em formato remoto, lives e elaboração e publicação de artigos em eventos e periódicos, apresentados nos relatórios anuais do projeto e dos bolsistas. Para essa nova etapa, a execução do Programa ocorrerá em algumas etapas que deverão alcançar essas metas: ● Realização de atividades relacionadas aos temas transversais nos espaços dos laboratórios tanto nas aulas de Estágio Supervisionado pelo professor da disciplina aos alunos da licenciatura, como para os licenciandos no momento da confecção de material pedagógico para suas aulas de regência de classe na escola. Além disso, haverá atividades voltadas aos professores das escolas (principalmente aqueles envolvidos diretamente com os licenciandos que desenvolvem estágio no momento de suas aulas), que serão abordadas através de oficinas e minicursos presenciais ou à distância; ● Analisar e elaborar materiais curriculares, pedagógicos e multimídia que contribuam para as atividades docentes em sala de aula da educação; ● Incentivo a escolas da rede pública de ensino para o uso de novas tecnologias e materiais manipuláveis como ferramentas alternativas para enriquecimento metodológico no processo ensino-aprendizagem; ● Possibilitar à criança e ao adolescente o pleno exercício do seu tempo de lazer, garantido pelo ECA; ● Fomentar o gosto pela leitura, pautado em atividades socioculturais; ● Realização de eventos que promovam o diálogo entre os cursos de Licenciatura, reflexões sobre as experiências de estágio curricular, a produção de materiais de apoio, e a transversalidade; ● Atualização das redes sociais do LAMULI; ● Filmar e fotografar as atividades, bem como entrevistar licenciandos e professores para que seja criado um acervo de memória do projeto desenvolvido, de modo que este material multimídia contribua para a formação inicial e continuada de professores, como material pedagógico; ● Realização de eventos em que além dos professores/pesquisadores da UEFS e outras universidades possam participar de mesas-redondas e conferências, os licenciandos dinamizem oficinas e minicursos temáticos aos professores e alunos das escolas da rede pública de ensino; ● Publicação de livro sobre formação de professores; ● Realização de festivais e gincanas; ● Participação de jogos interclasses; ● O programa será desenvolvido, com a participação de docentes e discentes do curso de Pedagogia, Matemática, Biologia e Educação Física da UEFS, além de bolsistas do PIBID de outros cursos que demonstrem interesse posterior no desenvolvimento das atividades. Para tanto, será criado um cronograma de atividades, no qual será explicitado o período e ação de cada aluno/grupo
Promover um conjunto de atividades formativas nas diferentes áreas do conhecimento, no âmbito de temáticas transversais, que contemplem todos os cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana atuando na formação inicial e continuada de professores dos diferentes segmentos da Educação Básica.
• Integrar os licenciandos de todos os cursos de Licenciatura, através de temas transversais, contribuindo para que haja uma articulação de saberes nas diferentes áreas do conhecimento; • Criar espaços de debates para aprimoramento, divulgação e discussão das questões relacionadas com a formação inicial e continuada de professores; • Estabelecer vínculos entre a Universidade e as escolas públicas, em que os licenciandos realizam o Estágio Supervisionado, contribuindo para conexão Universidade/ Comunidade; • Fomentar atividades de formação aos licenciandos (inicial) e professores da educação básica (continuada), de forma presencial e semipresencial. • Realizar conexões entre professores/pesquisadores de diversas universidades brasileiras, movimentos sociais, instituições científicas e sociedade civil, através de eventos e realização de oficinas e minicursos. • Produzir material curricular e didático para a utilização nos momentos das atividades dos licenciandos durante a realização dos componentes curriculares e aqueles oferecidos aos professores da educação básica; • Promover a circulação de ideias e estudos nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino através da doação, empréstimo e troca de livros, teses, dissertações, revistas, artigos, contribuindo para a divulgação e fortalecimento de ações solidárias na Instituição. • Compreender o lugar do planejamento na execução de atividades nas aulas de escolas públicas, bem como a superação da dicotomia da teoria e prática.
A formação inicial e continuada de professores tem sido o foco das atenções de pesquisas no campo da Educação como pode ser conferido em várias revistas especializadas e nos eventos científicos como a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Apênd.) e Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). As legislações promulgadas nos últimos anos têm gerado efervescência crítica no debate da Formação Inicial e Continuada de professores, em especial, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN 02/2015) e suas alterações posteriores, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Consideramos necessário compreendermos melhor as necessidades da formação de professores de modo a legitimar práticas que constituem a identidade docente. Para atingirmos tal objetivo o projeto Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas, originado no Edital PRODOCENCIA/2008 promovido pela CAPES e institucionalizado como Projeto de Extensão em 2010, com o objetivo de “promover um conjunto de atividades formativas do conhecimento produzido no âmbito dos temas transversais que contempla todos os cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana”, tem como atual meta a manutenção da ampliação e consolidação das relações entre a universidade e a escola tanto no que diz respeito à formação dos futuros professores quanto nas inúmeras possibilidades de aprendizado e atualização nos processos de formação continuada docente. Tal necessidade se justifica a partir dos dilemas que enfrentamos cotidianamente, seja nas salas de aula junto aos licenciandos nas várias disciplinas pedagógicas que ministramos, como no cotidiano das escolas onde acontece o desenvolvimento dos estágios supervisionados, das práticas e das ações extensionistas, por meio do projeto atual e da parceria deste com outros projetos/programas. No limiar do século XXI há o pressuposto básico de que a formação de professores é prioridade na educação brasileira e a equipe do projeto LAMULI ao apresentar a presente proposta de mudança de categoria de projeto para programa pretende ampliar sua contribuição ao aperfeiçoamento da formação de professores para que se garanta efetiva implementação de uma política de melhoria da educação básica. Acrescenta-se a isso a urgência de termos Programas e Projetos de Extensão que possam contribuir com a curricularização da extensão nos cursos da UEFS, sendo o LAMULI um espaço fértil para o acolhimento de estudantes dos diversos cursos de graduação da UEFS. A partir destas considerações iniciais é que propomos a alteração do LAMULI de projeto para programa, entendendo que há a necessidade de ampliar a ação e discussão do debate educacional contemporâneo que contempla o entendimento mútuo dos diferentes papéis sociais que permeiam tanto na universidade quanto nas escolas. Desse modo, o LAMULI que já possui ampla disseminação de suas ações em produções acadêmicas (ANTUNES et all, 2021; ANTUNES, OLIVEIRA, ARAUJO, 2020; BARZANO, ARAUJO, JESUS, 2016; OLIVEIRA, ANTUNES, GRILO, ARAUJO, 2021; OLIVEIRA, ARAUJO, LUAR, 2021) além das redes sociais como resultado dos dois anos de pandemia (@lamulimat e @biologiadooprimido no Instagram, Cultura Corporal no YouTube) , pretende ampliar ações desenvolvidas na articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a consolidação do trabalho pedagógico realizado nas licenciaturas, em particular contribuindo com a implementação da curricularização da extensão. Para isto, propõe apresentar neste programa a utilização de temas contemporâneos e urgentes atualmente como racismo, transfobia, inequidade de gênero, meio ambiente, saúde, educação inclusiva, pluralidade cultural, diversidade sexual, cultura corporal por compreender que tais temas possibilitam ampla discussão e formação consolidada em todas as licenciaturas. Estes temas, urgentes e necessários estabelecidos e muitas vezes retirados das legislações em suas diversas alterações (BRASIL; 1990, 1996a, 1996b, 2002a, 2002b, 2004a, 2004b, 2010, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 2014, 2015, 2017, 2018) precisam ser significados e ressignificados a partir do contexto tanto da universidade quanto das escolas envolvidas.
Histórico de movimentação
03-05-2023 11:05:55
Criação da proposta
04-05-2023 15:15:53
Parecer da Câmara de Extensão
Programa aprovado
03-05-2023 12:12:56
Em Análise
Proposta enviada para análise da Câmara de Extensão
04-05-2023 15:15:53
Aprovado
Programa aprovado
04-05-2023 15:16:08
Ativo
Habilitado